Acorda Cidade
O cantor, compositor e músico Carlinhos Brown comandou a cerimônia de premiação simbólica da 1ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), que teve a estudante Isís Fadigas, 8º Ano da Escola João Paulo I (JPI), em Feira de Santana, como medalhista de ouro. Além de fazer show especial para o evento transmitido via internet, o cantor deu dicas de como alcançar objetivos.
“É persistindo, estudando… se doando que a gente chega ao que a gente quer. Temos que ser fortes e saber que a persistência é a nota mais bonita da música. Devemos seguir mesmo que a dificuldade se faça presente”, destacou Carlinhos Brown. Conforme o diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, mais de 40 mil alunos, dos 8º e 9º anos, participaram da olimpíada realizada pela instituição, que é vinculada ao Ministério de Minas e Energia.
“Com a 1ª ONEE, apresentamos aos estudantes conhecimentos sobre uso da energia elétrica. Alunos e professores conheceram as principais matrizes energéticas do Brasil. Eles aprenderam também sobre geração de energia elétrica e os seus impactos ao meio ambiente. E o mais importante: Entenderam a importância do consumo consciente e das ações de eficiência para combater o desperdício de recursos”, acrescentou o diretor.
A medalhista Ísis Fadigas disse que sua família sempre se preocupou com questões relacionadas ao consumo consciente da energia elétrica e falou sobre a expectativa do resultado. “Estava esperando medalha, pois sabia que tinha feito boa participação na olimpíada, mas não imaginava que seria a de ouro. Esperava que a ONEE fosse só uma prova, mas quando percebi que ela era também interativa, que mais parecia um jogo, fiquei surpresa e me esforcei ainda mais”, declarou a campeã.
A preparação da estudante foi mediada pelo professor de Química da JPI, Ricardo Menezes. “Ísis realizou as duas etapas da olimpíada, sendo uma de resolução de desafios e outra de resolução de prova”, relatou o professor. Mãe da campeã, Elimar Carneiro pontuou o significado da parceria entre escola e família. “Ísis é muito dedicada aos estudos e a JPI desempenha papel muito importante. É uma parceria perfeita entre nós. Mesmo com adversidades trazidas pelo coronavírus, esse resultado premia o trabalho da escola e a busca da minha filha pelo conhecimento”, comemorou orgulhosa.
Diretora do Ensino Fundamental II da JPI, pró Cassia Braz destacou o poder da Educação. “Nossos estudantes não desistirão de aprender e fazer ciência para o bem. Parabéns a Ísis Fadigas e a todos os participantes da 1ª ONEE. Diante de momentos como este, nossa escola renova a sua esperança na Educação como instrumento de mudança”, concluiu.
A medalha da aluna vai ser enviada à escola pela organização da olimpíada. Clique aqui e assista à cerimônia, que foi realizada na tarde do sábado (23/10).