Andrea Trindade
O transporte coletivo urbano em Feira de Santana ainda não está normalizado. A garagem da empresa de ônibus Rosa está bloqueada há três dias por moradores da zona rural, que montaram um acampamento em frente ao local como forma de protesto contra a retirada de quatro linhas de ônibus. Apenas os ônibus da empresa São João estão circulando, porém o Terminal Central está fechado e a integração está ocorrendo na Praça Dom Pedro II, mais conhecida como Praça do Nordestino. (Saiba mais aqui).
Mesmo com a notificação feita por oficiais de justiça sobre a liminar que determina o imediato desbloqueio da saída dos ônibus, os manifestantes informaram que se manterão no local. Para o morador da Candeia Grossa, no distrito da Matinha, Valter Almeida, o comparecimento dos oficiais de justiça com o apoio de policiais militares só fortaleceu o movimento. Ele disse ao Acorda Cidade que depois disso, outros moradores aderiram ao movimento.
“Toda vez que o povo é oprimido reforça a luta, e quem não estava vindo começou a vir ou a mandar alimento, a colaborar. Nem a chuva impediu o povo de participar ao relento. Aumentou ontem o número de pessoas com toda aquela situação que teve aqui das pessoas tentando tirar o povo no grito, aquilo motivou para que o povo viesse mais. Todo mundo sentiu orgulho da resistência do povo da zona rural. A gente também tem esse direito de ir e vir e queremos o retorno das linhas”, disse.
Fotos: Paulo José/Acorda Cidade
As linhas 50 (São José/Praça do Tropeiro via Carro Quebrado), 52 (Candeia Grossa/Praça do Tropeiro), 123 (São José/Faz.Morro/Terminal Norte) e 124 (Santa Quitéria/Adelba/Terminal Norte), que tiveram os serviços suspensos pela Rosa, estão sendo atendidas, emergencialmente, pelas vans do Serviço de Transporte Alternativo Complementar (Stpac), mas os veículos não aceitam o cartão ViaFeira e não atendem a demanda de gratuidade.
Leia também:
Oficiais de justiça e PM negociam com manifestantes desbloqueio de garagem da empresa Rosa
Com Terminal Central fechado, integração de ônibus ocorre na Praça do Nordestino
Prefeito afirma que não há possibilidade de subsidiar o transporte público
Mais um dia sem ônibus: moradores da zona rural continuam acampados em frente à garagem da Rosa
EXCLUSIVO: Empresa Rosa pede rescisão contratual na Justiça
Justiça determina desbloqueio imediato da garagem da empresa Rosa
Ônibus da empresa Rosa continuam sem circular em Feira de Santana