Acorda Cidade
Moradores do bairro Engenho Velho de Brotas, em Salvador, foram feitos reféns na noite de quarta-feira (20), segundo informações da 26ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Brotas). Ao menos quatro pessoas estavam na residência, entre elas uma criança de 11 anos.
Informações iniciais são de que no imóvel estavam uma mulher, identificada pelo prenome de Vanessa, o filho dela, o namorado e a irmã.
Ainda segundo informações iniciais, os suspeitos fugiram de uma ação de fiscalização da 26ª CIPM e invadiram a casa.
Policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) estiveram no local para negociar a liberação dos reféns, que ocorreu por volta das 19h.
Outros casos
No dia 12 de setembro, uma família foi feita refém, no bairro Cosme de Farias, em Salvador. A situação aconteceu durante uma operação, depois que o tenente Mateus Grec, da Polícia Militar, foi baleado e acabou morrendo.
O homem que fez a família refém era suspeito de ser integrante do grupo que atirou contra o PM. A negociação levou cerca de duas horas, até que os suspeitos se entregaram e os reféns foram libertados.
Já em 17 de setembro, duas mulheres e uma criança de nove anos foram feitas reféns em uma casa, no bairro de Boa Vista do Lobato, por dois suspeitos de assaltar um mercado na região. Eles tentavam fugir da polícia quando entraram no imóvel. Depois de cerca de 40 minutos de negociação, os criminosos se entregaram e os reféns foram liberados.
No dia 23 de setembro, dois homens invadiram uma casa e fizeram uma idosa de 65 anos refém, para fugir da polícia após uma troca de tiros com policiais militares. Após duas horas de negociação, a dupla se entregou e a idosa foi liberada. Nessa mesma ação, outros dois suspeitos morreram em confronto pouco antes da invasão.
No dia 25 de setembro, cinco homens invadiram uma casa e fizeram sete pessoas – três adultos e quatro crianças – reféns na localidade do Forno, no bairro da Cidade Nova, em Salvador. Após negociação realizada pela equipe do Bope, os criminosos se entregaram e libertaram as vítimas.
Já em 28 de setembro, homens armados invadiram uma casa e fizeram seis pessoas – cinco adolescentes e uma mulher – reféns, no bairro da Engomadeira, em Salvador. Ao mesmo tempo, outra casa foi invadida na região e uma mulher foi feita refém. Seis suspeitos foram presos em flagrante pela PM.
No dia 11 de outubro, um homem foi preso depois de invadir um imóvel no bairro Dom Avelar, em Salvador, e fazer refém um bebê de cinco meses. Segundo informações da Polícia Civil, ele fugia de pessoas depois de um desentendimento na região e entrou na residência.
Fonte: g1 Bahia