O diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente no Estado da Bahia (Sindae), Fernando Biron, utilizou a tribuna livre da Câmara Municipal de Feira de Santana na manhã desta quarta-feira (20), para alertar os vereadores e toda população, sobre uma Parceria Público-Privada (PPP), que será feita com a Embasa.
Em entrevista ao Acorda Cidade, o diretor explicou que esta ação pode prejudicar as famílias mais vulneráveis da região.
"Nós estamos aqui para chamar a atenção dos vereadores e da população feirense com relação a tentativa de uma PPP aqui em Feira de Santana. Essa PPP vem para pegar toda a população mais pobre e jogar na miséria e os miseráveis, deixar sem água. Toda vez que um ente privado coloca a mão no saneamento, a tendência é encarecer e dificultar que chegue aos mais pobres. Portanto, nós viemos para discutir e pedir aos vereadores que sejam mais criteriosos, porque nos colocamos a disposição de toda a sociedade para trazer esclarecimentos", disse.
De acordo com o diretor do sindicato, em uma primeira tentativa, o projeto foi barrado pela Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE).
"Já tentaram uma vez, mas foi barrado na PGE porque a proposta era muito esdrúxula, estavam tentando mais uma vez, só que agora estava barrando na constitucionalidade da questão, mas eles vão continuar tentando e cabe a nós e a Câmara, dizer não. Ainda não existe uma previsão para que isso aconteça, mas eles estão forçando a barra. Nós estamos aqui querendo alertar e também servir pedagogicamente para que as pessoas se preparem para que pode ou não acontecer uma PPP", concluiu. (Por Gabriel Gonçalves com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade)