Rachel Pinto
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Ana Cristina Santos Pedreira gerente administrativa da União Médica informou ao Acorda Cidade que o objetivo do evento é oferecer serviços à comunidade que vem enfrentando dificuldades nesta pandemia da covid-19. Ela frisou que até o meio dia estão sendo disponibilizados atendimentos com médico ortopedista, clínico geral, orientação nutricional, orientação com educador físico, testes de glicemia capilar, aferição de pressão arterial e também atendimentos de fisioterapia, psicologia, entre outros. Segundo ela, além da ação de hoje, houve também uma gincana solidária com os colaboradores da União Médica que arrecadou alimentos e incentivou a doação de sangue.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade |Ana Cristina Santos gerente administrativa da União Médica
“Conseguimos muitas doações de sangue e 25 toneladas de alimentos e nosso maior objetivo é fazer o bem. Vários parceiros contribuíram como o Hospital Ortopédico, Incardio Especialidades, Incardio Hospital, Bambino, Hospital Otorrinos, Sesi, Unifan, Unef, Colégio Nobre, Hief e vários prestadores de serviços da cidade”, afirmou.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Balbina Souza, moradora do Conjunto Feira IX, chegou cedo à Praça da Kalilândia em busca de uma orientação médica, sobre um incômodo que sente no ouvido. Segundo ela, ultimamente sente como se estivesse ouvindo pouco e o ouvido tapando.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade | Balbina Souza procurou atendimento médico
“Gostei muito do atendimento e fui orientada a procurar um médico otorrino. O médico me disse que devo evitar usar cotonete para limpar o ouvido. Sempre que têm ações como esta eu participo”, comentou.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
O advogado Paulo Rodrigues, coordenador do curso de direito da Unifan explicou sobre os atendimentos de orientação jurídica realizados nesta ação social da União Médica. Para ele, muitas pessoas ainda têm muita dificuldade de acessar serviços voltados para o direito e é importante que ações sociais sejam amplamente divulgadas.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade | Advogado Paulo Rodrigues
“O acesso à população ainda é caro e é aí que entra o papel das nossas universidades, faculdades. A Unifan vem desempenhando um trabalho social, junto à comunidade. Estamos completando dez anos do número de práticas jurídicas e nesses dez anos quase 8 mil pessoas foram atendidas pelo núcleo. A gente precisa divulgar melhor e mais amplamente para que as pessoas que não têm o recurso possam se dirigir ao nosso balcão e terão um corpo de atendimento. Não só de juristas, mas de assessoria pedagógica e psicológica”, acrescentou.
Paulo Rodrigues frisou que participar de projetos sociais trazem muita alegria e satisfação.
O médico clínico geral Bruno Sousa convocou a população a participar da ação da União Médica e salientou que é importante dar orientações de saúde e trabalhar a prevenção para que a população esteja mais saudável, sobretudo neste momento de pandemia.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade | Médico clínico geral Bruno Souza
“Este serviço é aberto para todos. Para diminuir os riscos e ter mais resultados e uma população mais saudável. É uma educação continuada”, pontuou.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade | Médico ortopedista Robson Souza
Neste sábado (2), a ação será aberto a toda a comunidade e terá médicos disponíveis para atendimento gratuito.
Serão oferecidos os seguintes serviços:
– Médico Pediatra
– Médico Clínico Geral
– Enfermagem (Aferição de pressão e teste de glicemia)
– Médico ortopedista
– Biomedicina (tipagem sanguínea)
– Educação física. (alongamento, atividades recreativas)
– Direito (orientações sobre processos, familiar, cível, penal)
– Fisioterapia (Educação postural, orientação para saúde do idoso)
– Psicologia (Acolhimento e orientação de casos encaminhamentos)
– Nutrição (Orientação e educação alimentar)
– Ação do Dia Mundial da Saúde do Coração (Hospital Incardio)