Gabriel Gonçalves
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está aplicando nesta quinta-feira (16), a segunda dose da vacina Pfizer, destinada às pessoas com aprazamento até o dia 16 de setembro.
A aplicação está sendo realizada na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) até às 12h.
Animada para completar o esquema vacinal, Márcia Paula Silva, informou a reportagem do Acorda Cidade que a data do reforço já tinha passado, mas como o município não estava com estoque disponível, precisou comparecer hoje, para receber a segunda dose.
Foto: Paulo José/Acorda Cidade
"A minha segunda dose era no dia 14, mas aqui em Feira de Santana não estava tendo, então hoje acordei cedo para garantir aqui na Uefs a minha dose de reforço. Assim que tomar, irei direto para o trabalho, até porque como tem muita gente aplicando, acho que não vai demorar tanto", disse.
Moradora do bairro Santo Antônio dos Prazeres, Cleide Alves da Silva, comemorou o dia de tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 e afirmou que na residência, está faltando ser imunizada apenas a filha que tem 15 anos de idade.
"Eu fiquei sabendo ontem que teria a segunda dose da vacina aqui na Uefs, a minha dose era no dia 10, mas não estava tendo também, mas agora estou aqui para tomar a segunda dose e continuar com os protocolos, sempre usar a máscara e ficar no aguardo para que todos da minha casa, possam tomar. A minha filha que tem 15 anos, ainda não tomou", afirmou.
Fotos: Paulo José/Acorda Cidade
A vacinação de adolescentes de 17 anos, sem comorbidade, contra a Covid-19. A imunização acontece na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), das 13h às 17h, onde também haverá a aplicação da primeira dose para adolescentes com comorbidade, de 12 a 16 anos.
Primeira dose
Maiores de 18 anos, gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto) podem receber a primeira dose da vacina, das 8h às 16h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos distritos e em 21 Unidades de Saúde da Família – listadas no final da matéria.
É obrigatório apresentar RG, CPF e comprovante de residência no nome da pessoa a ser vacinada, de pai, mãe ou com alguma comprovação de vínculo. Se for aluguel, um documento que comprove a locação.
Nos casos em que a residência está no nome do cônjuge ou ex-cônjuge, é necessário apresentar a certidão de casamento ou divórcio. No local da vacinação, equipes de triagem fazem a consulta do cartão SUS para confirmar a lotação em Feira de Santana.
É exigido para as puérperas e gestantes uma prescrição médica após avaliação individualizada de risco e benefícios.
Segunda dose
Nas UBS também irá ocorrer a aplicação da segunda dose das vacinas CoronaVac e AstraZeneca/Oxford para pessoas que estão no período recomendado. Nos distritos e nas 21 USF haverá a aplicação da segunda dose da vacina Coronavac. Para receber a segunda dose é obrigatório levar o cartão de vacina com a comprovação da primeira dose, RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.
Confira a lista das Unidades Básicas de Saúde (UBSs):
UBS Cassa / Endereço: rua Frei Aureliano Grotamares, S/N, Capuchinhos.
UBS Subaé / Endereço: rua 2ª Travessa Politeama, S/N, Subaé.
UBS Caseb 1 / Endereço: rua Japão, S/N, Caseb.
UBS Caseb 2 / Endereço: rua São Valentin, S/N, Caseb.
UBS Baraúnas / Endereço: rua Petronílio Pinto, 186, Baraúnas.
UBS Irmã Dulce / Endereço: rua Cupertino Lacerda, 1.759, Brasília.
UBS Mangabeira / Endereço: avenida Tupinambá, S/N, Mangabeira.
UBS Serraria Brasil / Endereço: rua Cupertino Lacerda, 297, Brasília.
UBS Jardim Cruzeiro / Endereço: rua Miguel Calmon, S/N, Jardim Cruzeiro.
UBS Dispensário Santana / Endereço: rua Mercúrio, 320, Jardim Acácia.
UBS Centro Social Urbano (CSU) / Endereço: rua Tostão, S/N, Cidade Nova.
Veja a lista de Unidades de Saúde da Família (USF) aqui
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade