Gabriel Gonçalves
Alguns moradores do bairro Panorama em Feira de Santana, estão com dificuldades de serem atendidos no posto de saúde local. Segundo relatos, a unidade está sem médico há cerca de cinco meses.
Em entrevista ao Acorda Cidade, a dona de casa Liliane da Anunciação, informou que no mesmo anexo funcionam as Unidades Panorama I e II, mas a médica da área I, não pode atender os pacientes que fazem parte da área II.
eg
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
"Nós estamos aqui há mais de cinco meses sem médico na Unidade II e nós precisamos de receitas para trocar exames, realizar novos procedimentos. Meu filho mesmo está com uma receita que está para vencer porque não tem médico aqui para nos atender. Quando a gente pergunta quando vai ter médico, dizem que vão mandar, mas nunca mandam, isso aqui está um descaso, porque a médica do Panorama I não atende quem é do II. Meu filho com oito anos de idade, está precisando fazer uma cirurgia de fimose, precisa realizar exames e não tem médico para pegar a guia", explicou.
Precisando trocar a receita para pegar novos medicamentos para o filho que é portador de necessidade especial, dona Rosilene Lopes informou a reportagem do Acorda Cidade que está desesperada, pois o medicamento que tem disponível em casa já está finalizando e o filho está tendo convulsões.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
"A minha situação aqui é mais complicada, porque eu tenho um filho que é especial e preciso trocar a guia da receita azul, mas aqui no posto não tem médico para fazer isso. Ele já deu uma convulsão por falta de medicamento, ele toma remédio controlado e estou orando para que apareça um médico urgente. Além disso, eu estou com um problema de coração, eu tenho arritmia, pressão alta, tenho que mostrar os resultados dos exames que foram feitos ao médico, mas não tem médico. Se eu levar os exames em outro local, não querem me atender, porque dizem que o local é aqui, mas cadê o médico para atender?", questionou.
Patrícia Fabiana que é hipertensa, explicou a reportagem do Acorda Cidade que o diariamente está indo ao posto médico solicitar uma guia de exame, mas por conta da ausência da equipe médica, o procedimento ainda não foi feito.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
"Eu sou hipertensa, tive um princípio de tuberculose, vim aqui solicitar uma guia de exame para apresentar lá no posto do Tênis, mas não tem médico para me dar essa guia, me dar uma assistência. A gente fica aqui dependendo dos enfermeiros, eles até nos ajudam, mas não de forma 100%. Eu preciso das guias para receber a medicação, mas com a ausência do médico, fico impossibilitada, porque não tem receita, não tem carimbo do médico, então tenho que ficar comprando", lamentou.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
O Acorda Cidade entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde para obter informações a respeito da ausência médica no posto Panorama II. Até o fechamento desta matéria, não houve retorno.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade