Acorda Cidade
O requerimento nº 210/2021, de autoria do vereador Emerson Minho (DC), que busca convocar para comparecer ao plenário da Câmara Municipal alguns representantes da administração pública a fim de que estes prestem esclarecimentos acerca do projeto Novo Centro, foi aprovado na Casa durante discussão da ordem do dia desta quarta (8). A ideia é que estejam presentes na Casa o prefeito Colbert Martins Filho; o superintendente de obras, João Vianey; o superintendente da SMT, Cleudson Santos; o secretário municipal de planejamento, Carlos Brito; e o secretário de Transportes e Trânsito, Saulo Figueiredo.
Ainda segundo a iniciativa busca-se informações acerca da aplicação do plano de mobilidade urbana, bem como do planejamento de manutenção do piso da cidade, tendo em vista os diversos obstáculos das mais variadas ordens no tocante à mobilidade do município. O requerimento também visa esclarecimentos sobre a mobilidade urbana no que diz respeito à duplicação dos viadutos para os ciclistas e pedestres, e a implementação de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas.
Emerson Minho, autor do projeto, quer saber também como ficará a situação dos ciclistas, veículos automotores (carros, caminhões, ônibus, caminhonetes, tratores, motocicletas e assemelhados), carroças, bem como dos espaços reservados para carga e descarga de mercadorias e valores, visto que muitas vias coletoras foram estreitadas e fechadas.
“Esse requerimento se faz necessário porque nós, vereadores, se formos indagados na rua sobre o projeto Novo Centro, nós não saberemos o que responder. Morreu um rapaz na Noide e outro na avenida Fraga Maia; isso mostra que é preciso haver um plano de mobilidade urbana. A imprensa quer, os vereadores querem, a sociedade quer. Vamos permitir que haja esse poder de arguição e investigação sobre essas questões. E o vereador que souber, suba e explique”, disse Emerson Minho.
E acrescentou: “Precisamos saber se foram feitos os estudos dos impactos que estão sendo gerados no trânsito de Feira de Santana com o fechamento das vias de acesso em virtude das ações para a mobilidade urbana, assim como precisamos saber acerca de outras informações e dúvidas que se façam necessárias”.
Paulão do Caldeirão (PSC), contrário ao requerimento, pediu que os colegas votem pelo adiamento da votação do requerimento. “É um requerimento bom, benéfico, que o nobre vereador fez nesta Casa para trazer o secretário João Vianey e outros secretários aqui no plenário. Não quero defender Colbert ,mas João Vianey, que é um cara íntegro, já se colocou à disposição para vir aqui na hora que a gente quiser. Sugiro que o requerimento seja adiado e que retire o nome dele do requerimento, trazendo apenas Carlos Brito, Cleudson e Saulo para que prestem esclarecimentos”, sugeriu.