Gabriel Gonçalves
Atualizada às 19:46
Na tarde desta sexta-feira (3), o diretor de Habitação e Urbanização Integrada da Conder, Maurício Mathias, esteve acompanhando de perto as obras de revitalização da Lagoa Grande em Feira de Santana e das ruas no entorno.
Em entrevista ao Acorda Cidade, o diretor informou que a previsão de conclusão das obras é primeiro semestre de 2022 e destacou que o estágio da revitalização já atingiu a última etapa prevista.
"Nós estamos hoje aqui visitando de perto o andamento das obras da última etapa. Nós já temos cerca de 1.500 ligações de esgoto além da pavimentação, passeios, urbanização que já está prevista agora nessa reta final de conclusão para o primeiro semestre do ano que vem. De fato já estamos terminando todas as intervenções na região. A obra foi dividida em várias etapas e todas as outras já foram concluídas e entregues, mas infelizmente outros fatores atrasam o andamento por ter que esperar aprovações ao exemplo da Caixa Econômica que é o agente financeiro, temos os empecilhos das rochas que atrapalha muito a execução da perfuração e fazer as ligações dos esgotos", disse.
Além do esgotamento sanitário, o diretor de Habitação informou que a equipe também está verificando a rede de drenagem de algumas ruas em torno da Lagoa, como forma de solucionar alguns problemas já existentes.
"Estamos vendo também a questão da drenagem, nós fizemos um projeto com o apoio do Deputado Zé Neto, um projeto que engloba as ruas Miracatu e Noruega, além de outras ruas para que de fato, estes problemas possam ser resolvidos", informou.
Foto: Paulo José/Acorda Cidade
De acordo com o Deputado Federal Zé Neto (PT), um projeto foi aprovado na manhã desta sexta-feira (3) para solucionar a drenagem de algumas ruas. Segundo ele, o Governo do Estado está se comprometendo a realizar os serviços para que os moradores não continuem passando por dificuldades.
"Uma parte do esgotamento sanitário já foi entregue para ser bombeado lá para a bacia do Subaé e que inclusive já está tudo pronto. Hoje pela manhã tivemos um novo projeto para solucionar os problemas das ruas Miracatu, São José, Rua Mauá, e outras, que é a questão da drenagem, não é um problema do Governo do Estado, mas estaremos fazendo estas intervenções para que se tenha um novo canal", disse.
Também acompanhando de perto a visita da equipe da Conder, o Deputado Estadual, Robinson Almeida (PT), informou à reportagem do Acorda Cidade que hoje, o Parque da Lagoa Grande, é um dos melhores equipamentos de lazer do município, gerando grande atração por parte do público.
"Hoje a Lagoa é este parque lindíssimo, com grande área verde onde dar a oportunidade de crianças brincarem, pessoas caminharem e Feira de Santana tem um dos melhores equipamentos de lazer e entretenimento do Estado da Bahia. Ela ainda não está 100% concluída, falta especificamente esta obra de esgotamento sanitário, mas é uma parte da obra de difícil acesso por conta das rochas. Mas tenho certeza que já está mais perto do que longe para que a Lagoa esteja 100% concluída", pontuou.
Para o vereador Silvio Dias (PT), a obra da Lagoa Grande, pode ser considerada como a maior intervenção feita na história do município de Feira de Santana.
"O que hoje nós temos aqui com esta obra, pode ser considerada como a maior intervenção feita na história de Feira de Santana. Um local que serve de lazer, local de encontro de famílias aos finais de semana e temos um número imenso de milhares de pessoas que se deslocam para cá, por ser um local tranquilo. Aqui na cidade, não temos praças tão bem cuidadas como temos aqui na Lagoa Grande e Feira de Santana ganhou um dos instrumentos mais bonitos que temos aqui na Bahia", destacou.
Foto: Paulo José/Acorda Cidade
De acordo com o vereador, é necessário que toda manutenção possa ser mantida por parte da prefeitura, após entrega da obra concluída.
"Em breve esta obra será entregue, mas mais do que isso, precisamos que a manutenção aconteça constantemente, porque a Lagoa precisa ser cuidada, precisa ser mantida da mesma forma, do mesmo padrão, da mesma qualidade como vem mantendo o Governo do Estado. Então na hora que for entregue para a prefeitura, esperamos que isso se mantenha, um instrumento tão lindo e importante para a população de Feira de Santana", concluiu.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade