Feira de Santana

Feira de Santana ganhará novo prédio para os juizados especiais

O prédio será construído em parte do terreno onde hoje funciona o Horto Florestal da Uefs, na Avenida Presidente Dutra.

Laiane Cruz

Feira de Santana vai ganhar um novo prédio para o funcionamento de fórum exclusivo para os juizados especiais. O alvará para construção do prédio foi entregue, na tarde desta terça-feira (31), pelo vice-prefeito Fernando de Fabinho à juíza coordenadora-geral dos juizados especiais da Bahia, Fabiana Pelegrino. A solenidade ocorreu no paço municipal e contou ainda com a presença de outros representantes do poder judiciário e da prefeitura.

De acordo com o vice-prefeito, o prédio, que será construído em parte do terreno onde hoje funciona o Horto Florestal da Uefs, na Avenida Presidente Dutra, abrigará o juizado de pequenas causas.

“Esse momento é muito importante e tive o prazer de estar aqui entregando o alvará para construção desse prédio, que atende os menores, ao anseio da maioria da população”, afirmou Fernando de Fabinho ao Acorda Cidade.

A juíza coordenadora-geral dos juizados especiais da Bahia, Fabiana Pelegrino, informou que existem quatro juizados especiais em Feira de Santana, e com a junção dos esforços do governo do estado em parceria com o município, será possível garantir melhores condições de trabalho para os operadores do Direito, os magistrados e a sociedade.

Juíza Fabiana Pelegrino | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade


“É uma grande vitória, porque a casa da Justiça é a casa do povo, e essa especialmente garante uma justiça desburocratizada, célere, mais próxima da sociedade, que tem a oportunidade de solucionar os seus conflitos através dos métodos alternativos de mediação e construção. Hoje nós temos quatro unidades que funcionam num prédio impróprio e insalubre, e tem sido um sofrimento para os operadores do Direito, para os próprios magistrados e a sociedade. O novo prédio está localizado numa rua de fácil acesso, circulação adequada, meios de transporte adequados e a sociedade ganha com isso”, destacou a juíza.

A expectativa, conforme a juíza Fabiana Pelegrino, é que a entrega do prédio seja feita em janeiro de 2022. Ela falou ainda da possibilidade de Feira ganhar mais um juizado.

“Hoje a Lei de Organização Judiciária prevê tão somente cinco unidades dos sistemas dos juizados. Nós temos hoje quatro e teremos mais um de competência ampla, que envolve causas comuns, relações de consumo e causas criminais. Mas nós estamos já no planejamento para que a Lei preveja mais unidades do sistema, dentre elas o juizado fazendário.”

O procurador-geral do município, Carlos Moura Pinho, salientou em entrevista ao Acorda Cidade, a disposição do prefeito Colbert Martins em colaborar com o poder judiciário, fornecendo estagiários.

“Realmente há uma disposição do prefeito, que já manifestou isso. Estivemos, inclusive, com uma reunião designada com o presidente do Tribunal de Justiça, onde levaremos as necessidades dos jurisdicionados de Feira de Santana, atendendo a um reclame da direção da subseção da OAB local, que fez essa solicitação. E a prefeitura está disposta a contribuir com estagiários, porque nós contribuímos, não só com a Justiça, como também com a própria formação desses jovens do juizado e do Direito. Um fórum próprio vai dar outro nível de atendimento à população e nossa cidade ganha com isso, por ter um atendimento de primeira.”

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
 

Leia também:

Doação de terreno do Horto Florestal é pauta de reunião entre Uefs e Governo do Estado

Horto Florestal da Uefs pode funcionar na antiga EBDA, sugere governador

Prefeitura notifica estado após derrubada de árvores em Horto utilizado pela Uefs

Sem acordo prévio, Uefs tem área do Horto Florestal cedida para o Tribunal de Justiça

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários