Laiane Cruz
A 20ª edição da Campanha Liquida Feira foi lançada nesta terça-feira (31) e promete alavancar as vendas do comércio feirense trazendo uma retomada já de olho nas festas de final de ano. Desta quarta-feira (1º) até o dia 12 de setembro, a cada 50 reais em compras os clientes terão direito a cupom para concorrer a um carro Fiat Mobi e dez vales-compras no valor R$ 1 mil.
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade
Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Luis Mercês, a campanha tem como foco principal a retomada do crescimento econômico e dos empregos no comércio de Feira de Santana, que vem enfrentando uma larga crise desde que se iniciou a pandemia.
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade
“A Liquida Feira é uma retomada no crescimento e desenvolvimento econômico. A gente convoca todos os empresários a fazer do dia 1º ao dia 12 esses dias de liquidação, retomada das vendas, retomada do emprego. É o primeiro passo pós-pandemia, depois das pessoas sendo vacinadas, de estarem com seus estabelecimentos prontos para atender, trazendo as pessoas de fora, de todos os lugares para comprar e se beneficiar desse momento de descontos, e também concorrer a um carro e dez vales de R$ 1 mil”, afirmou o empresário.
Para ele esse segundo semestre representa um momento ímpar para a cidade. "A Liquida e a Semana Brasil são agora em setembro. Em outubro, teremos o mês das crianças. Em novembro, teremos o Black Friday e a antecipação das compras, e em dezembro essa data mágica, que é o Natal. E começa essa arrancada com a Liquida Feira. O comércio está se preparando para dar um basta nessa crise, deixar no passado e voltar às vendas e os empregos. Estamos contando nesse momento com uma participação muito forte do Sebrae, da Rede, da prefeitura municipal, o governo do estado, todos abraçados para termos boas vendas”, destacou.
A expectativa dele é que a campanha traga um crescimento superior a 50% comparado ao ano de 2019 para o comércio de Feira de Santana. “É possível, em função das promoções, dos preços baixos, com descontos de até 80%.”
Segundo Marco Silva, diretor do Sindicato do Comércio de Feira de Santana (Sicomfs), a avaliação do lançamento da Liquida Feira é muito positiva, e dará a alavancada que o comércio necessita para o final do ano.
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade
“É um evento tradicional da cidade, e esse ano tem uma pegada social. Vai destinar parte da premiação para entidades sociais. Finalizamos o inverno, é mudança de coleção de moda, móveis, as pessoas já estão preocupadas em pintar suas casas no final do ano. Então é hora de dar aquela alavancada para o Natal. As dificuldades ainda vêm da pandemia. Estamos trabalhando com algumas restrições, muitos cuidados sanitários, porque é importante sempre lembrar às pessoas de manter os cuidados, pra que a cidade de Feira de Santana continue sendo destaque no combate à pandemia e no combate ao desemprego. Essa nova iniciativa do Liquida é mais um passo importante para dar esse exemplo da retomada econômica”, frisou.
O presidente da Associação Comercial de Feira de Santana (Acefs) Genildo Melo, avalia que desde o mês de agosto o comércio vem dando sinais de recuperação em virtude do processo de vacinação em massa que ocorre no município e uma confiança maior das pessoas em frequentar as lojas.
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade
“É com muita alegria que estamos percebendo uma retomada das atividades de uma forma mais incisiva. Atribuímos isso à vacinação em massa que a cidade vem fazendo. Hoje já são mais de 500 mil pessoas vacinadas, e isso dá uma segurança, uma garantia a mais para as empresas, mas ainda para as pessoas que saem de suas casas para fazer suas compras. Existe um crescimento no mês de agosto, e atribuímos aos clientes que estão se sentindo mais a vontade.”
O Secretário de Administração do município, Sebastião Cunha, destacou ainda que existe a possibilidade de liberação do funcionamento do comércio também aos domingos. Ele acredita que não deverá existir nenhum entrave para essa decisão.
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade
“Nós estamos trabalhando para que tudo ocorra como pretendem a Associação Comercial e o CDL. Estou levando esse assunto ao prefeito e acho que não há nenhum empecilho. Esse acordo tem que ser entre o Sindicato dos Comerciários e os agentes econômicos. Acho que feito esse entendimento não há como a prefeitura contrariar.”
Ele afirmou ainda que a campanha também tem por objetivo incluir os comerciantes do Shopping Popular Cidade das Compras e o comércio em bairros periféricos.
“A inclusão do Shopping Popular é muito importante. Vai haver distribuição de cupons no local, com apoio da prefeitura. Tanto lá, como na Cidade Nova e no Tomba. É um trabalho de inclusão.”
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.
Leia também: Campanha Liquida Feira realiza 20ª edição; entre os prêmios, um carro 0km