Acorda Cidade
Não deve demorar muito mais para que os jogadores do Bahia matem a saudade de atuar na Arena Fonte Nova. Nesta quarta-feira, o governador do estado, Rui Costa, confirmou que o estádio será liberado para receber jogos, tão logo seja desmobilizado o hospital de campanha que funciona no local.
– Poderá atuar. Assim que nós retirarmos os leitos, o Bahia poderá, sim, voltar a atuar na Fonte Nova. Imediatamente – disse Rui Costa.
A Arena Fonte Nova não recebe jogos desde fevereiro, quando o hospital de campanha foi reaberto por causa da alta nos números da Covid-19 no estado. Naquele momento, o estado registrava 80% de ocupação nos leitos de UTI.
Nesta quinta-feira, no entanto, a titular interina da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) confirmou ao Jornal da Manhã que a desmobilização do hospital de campanha já foi iniciada e deve ser concluída até o dia 15 de setembro.
– Na verdade, nós estamos desmobilizando, sim, a Arena. Estamos fazendo de uma forma bem responsável e gradativa. Por que que vamos desativar, em primeiro lugar, a Arena? Porque ela pode, a qualquer momento, ser reativada. Este é o primeiro ponto. E por que ela não nos dá condição de ser um outro hospital que não seja Covid? Lá não é um hospital, lá é um estádio de futebol. Então, até o dia 15 de setembro, nós estaremos desmobilizando e dando seguimento à ordem do governador em relação a atuação ou não dos jogos – afirmou Tereza Paim.
Procurado pela reportagem do ge, o Bahia afirmou que tem interesse em voltar a mandar seus jogos no estádio assim que ele estiver disponível. No entanto, destacou que não há qualquer pressão para que isso aconteça.
Em nota, a Arena afirmou que, assim que a desativação da unidade de saúde for concluída, o estádio estará pronto para voltar a receber partidas.
– A Arena Fonte Nova continua cumprindo o seu papel que é de servir e apoiar a Bahia e os baianos no combate à pandemia do coronavírus. A desmobilização do Hospital de Campanha é de responsabilidade da Sesab, e caso seja efetivada a sua desativação, na data revelada pela secretaria, a Arena estará, como sempre esteve, pronta para voltar a receber os jogos – afirmou o consórcio que administra o estádio.
"O cronograma de manutenção das áreas da Arena, em especial o gramado, permaneceu intacto durante a pandemia. Assim que a Sesab configurar a zona mista no seu formato original, poderemos voltar a ter jogos", explica o consórcio.
Como parte de um cronograma de manutenção, o consórcio iniciou, no mês de julho, o plantio da grama de inverno no estádio, processo que é conhecido como “overseeding”.
Fonte: Globo Esporte