Educação

Aluna feirense é ouro na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética

A preparação da estudante foi mediada pelo professor de Química, Ricardo Menezes.

Acorda Cidade

As olimpíadas esportivas acabaram em 8 de agosto, mas as de conhecimento são contínuas. Confirmando isso, a estudante Ísis Fadigas, 8º Ano da Escola João Paulo I (JPI), em Feira de Santana, conquistou medalha de ouro na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), realizada de 9 a 13 deste mês e de forma online.

A jovem recebeu com surpresa a notícia de ter conquistado a medalha mais desejada em todas as competições. “Estava esperando medalha, pois tinha consciência de ter feito boa prova, mas não imaginava que seria a de ouro”, comemorou. Ísis Fadigas disse ainda que se preparou para a ONEE estudando materiais disponibilizados no próprio site da competição, mas o que aprendeu ao longo dos estudos na JPI foi muito importante para que ela tivesse êxito na olimpíada.

A preparação da estudante foi mediada pelo professor de Química, Ricardo Menezes, que destacou essa edição da ONEE como sendo a primeira. “Ísis realizou as duas etapas da olimpíada, sendo uma de resolução de desafios e a outra de resolução de prova”, acrescentou. Mãe da campeã, Elimar Carneiro pontuou o significado da parceria entre escola e família na conquista.

“Ísis é muito dedicada aos estudos e a Escola João Paulo I desempenha papel muito importante através da qualidade de ensino ofertada. É uma parceria perfeita entre nós. Mesmo com adversidades trazidas pelo coronavírus, esse resultado premia a qualidade do ensino da escola e a busca incessante da minha filha pelo conhecimento”, declarou.

Olimpíada Nacional de Ciências

Enquanto isso, 20 estudantes, entre eles a campeã Ísis Fadigas, do 6º ao 9º Ano da JPI, avançaram para a segunda fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) 2021, a ser realizada em 3 de setembro. Só neste ano, 30 alunos da JPI conquistaram medalhas em competições de conhecimento, sendo uma na ONC 2020, que teve resultado divulgado em março de 2021, e 29 na Olimpíada Canguru de Matemática Brasil. Confira os classificados da ONC 2021 clicando aqui.

Alunos olímpicos e as universidades

Para 2021, a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), no estado de São Paulo, abriu inscrições gratuitas para 116 vagas, em 29 opções de cursos, destinadas a estudantes do Ensino Médio que sejam medalhistas ou tenham ótimo desempenho em competições de conhecimento. Desde 2019, a USP (Universidade de São Paulo), na capital paulista, oferece vagas para alunos com medalhas em competições científicas também no Ensino Médio. No ano citado, foram 113 vagas em 60 cursos.

A Escola João Paulo I incentiva a participação dos alunos nas competições de conhecimento já no Ensino Fundamental. A proposta é fazer com que estudantes cheguem ao Ensino Médio mais preparados para as olimpíadas dessa etapa educacional e, por consequência, tenham maiores chances de ingresso nas universidades.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários