Acorda Cidade
O prefeito da cidade de Jequié, Zé Cocá (PP), parabenizou na terça-feira (10) as ações do governador Rui Costa após assinatura da ordem de serviço para implantação de unidade pediátrica no Hospital Prado Valadares.
“A gente fica radiante, pois em Jequié tínhamos um gargalo grande, e ainda temos, na área de pediatria, e o governador hoje realizou o sonho da gente de ter um dos maiores polos de pediatria do interior da Bahia. Esse Hospital será não só para Jequié, mas para toda a região, que tem um problema seríssimo nessa área”, avaliou.
O governador esteve ontem (10) na cidade, acompanhado da secretária estadual de Saúde em exercício, Tereza Paim, para assinar o documento e anunciar os investimentos da ordem de R$ 42 milhões, que serão feitos na unidade hospitalar, com a construção de cinco novas edificações.
As intervenções contemplam mais de 10 mil m², sendo a principal a construção de um edifício com sete pavimentos, que possibilitará a implantação de 10 leitos de UTI pediátricos. Além da construção do abrigo de resíduos, central de GLP, subestação e capela ecumênica, a obra prevê a readequação de serviços, ampliando a complexidade dos procedimentos médicos realizados na unidade.
Ao término das obras, este complexo hospitalar contará com 277 leitos, sendo 48 UTIs para atendimento adulto e pediátrico. Atualmente, a unidade é referência para 27 municípios, abrangendo mais de 600 mil habitantes.
Outras intervenções estão previstas nas áreas de lavanderia, almoxarifado, necrotério e urbanização, com a construção de passarelas metálicas interligando as edificações e a construção de passeios, rampas acessíveis, faixas elevadas e áreas verdes com tratamento paisagístico.
O HGPV ofertará emergência médica de alta e média complexidade 24 horas e atenderá nas especialidades de Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia Geral, Psiquiatria, Neurocirurgia, Bucomaxilo, Traumato-Ortopedia, UTI adulto e pediátrico, Traumato-Ortopedia, além de Bioimagem.
Também está prevista a realização de serviços de recuperação de estruturas em concreto armado no HGPV, com investimento superior a R$ 3,7 milhões.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade e da Secom Bahia.