Gabriel Gonçalves
Desde a tarde de ontem (9), a Secretaria Municipal de Saúde ampliou o público-alvo para vacinação contra a Covid-19. Pessoas com 25 anos ou nascidas até 1996 já podem receber a imunização.
A vacinação continuou na manhã desta terça-feira (10) e a campanha de imunização está sendo realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), na UniFTC, na zona rural, nos distritos e em 21 Unidades de Saúde da Família (USFs).
Aguardando com grande expectativa, Aline Silva de 25 anos, informou a reportagem do Acorda Cidade que o momento é de alegria e comemorou por este dia chegar.
"Ontem eu fiquei sabendo através da minha prima porque ela tinha visto no Acorda Cidade e hoje estamos aqui para receber a vacina. Eu posso dizer que é muito importante, esse é um momento muito especial para mim, até porque meus pais já foram vacinados e que mais pessoas possam vir para não se contaminarem com a Covid-19", alertou.
Foto: Paulo José/Acorda Cidade
Acompanhando a prima, Laiane Lima que completa 25 anos ainda este ano, explicou que a ansiedade foi tão grande que mal conseguiu dormir.
"Eu nem consegui dormir direito justamente por conta da ansiedade, essa vontade de querer ser vacinada logo. Estamos vendo tantas vidas perdidas e a gente quer logo tomar a nossa vacina e garantir a imunização. Lá na minha casa mesmo, a maioria das pessoas já se vacinou", disse.
Valéria Lima Santos de 26 anos, destacou que esse é um momento muito importante na vida dela e de muitas pessoas e que mesmo sendo um processo lento da vacinação, a vida começa a ter um recomeço depois da vacina.
Foto: Paulo José/Acorda Cidade
"Graças a Deus, hoje chegou o dia. Esse é u momento muito esperado, estamos vivendo aí um processo demorado da vacinação mas graças a Deus a gente está conseguindo vacinar grande parte da população e começamos a retomar com as nossas vidas, mesmo que seja aos poucos, mas que seja com o distanciamento, que seja com o uso da máscara, pode-se dizer que esta é uma luz no final do túnel, é uma luz aparecendo para a gente", afirmou.
De acordo com a jovem, dentro da residência era a única que faltava ser imunizada e em meio a tanta ansiedade, agora só resta completar a segunda dose para fechar o ciclo de imunização.
"Eu estava muito ansiosa, porque como disse, este é um retorno das nossas vidas e agora esperar a segunda dose. Na minha casa, todos já tomaram a vacina, meu pai por exemplo já tomou a segunda dose, minha mãe tomou nesta semana e só faltava eu mesmo", concluiu.
Também será aplicada a segunda dose das vacinas Oxford e Coronavac nas UBSs, das 8h às 16h, e na UniFTC das 8h às 17h.
Para ser vacinado é obrigatório apresentar RG, CPF e comprovante de residência no nome da pessoa a ser vacinada, de pai ou mãe ou com alguma comprovação de vínculo. Se for aluguel, um documento que comprove a locação.
Nos casos em que a residência está no nome do cônjuge ou ex-cônjuge, é necessário apresentar a certidão de casamento ou divórcio. No local da vacinação, equipes de triagem fazem a consulta do cartão SUS para confirmar a lotação em Feira de Santana.
No caso das pessoas que estão no período recomendado para aplicação da segunda dose, além dos documentos citados acima, também é preciso apresentar a caderneta de vacinação com registro de aplicação da primeira dose. A SMS informa que a população deve respeitar a data para receber a segunda dose, sendo que neste momento não há a possibilidade de adiantamento de doses.
Confira a lista das Unidades Básicas de Saúde (UBS):
UBS Cassa / Endereço: rua Frei Aureliano Grotamares, S/N, Capuchinhos.
UBS Subaé / Endereço: rua 2ª Travessa Politeama, S/N, Subaé.
UBS Caseb 1 / Endereço: rua Japão, S/N, Caseb.
UBS Caseb 2 / Endereço: rua São Valentin, S/N, Caseb.
UBS Baraúnas / Endereço: rua Petronílio Pinto, 186, Baraúnas.
UBS Irmã Dulce / Endereço: rua Cupertino Lacerda, 1.759, Brasília.
UBS Mangabeira / Endereço: avenida Tupinambá, S/N, Mangabeira.
UBS Serraria Brasil / Endereço: rua Cupertino Lacerda, 297, Brasília.
UBS Jardim Cruzeiro / Endereço: rua Miguel Calmon, S/N, Jardim Cruzeiro.
UBS Dispensário Santana / Endereço: rua Mercúrio, 320, Jardim Acácia.
UBS Centro Social Urbano (CSU) / Endereço: rua Tostão, S/N, Cidade Nova.
Veja AQUI a relação das Unidades de Saúde da Família (USFs)
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade