Acorda Cidade
Uma moderna Central de Esterilização de Materiais Hospitalares (CME) foi entregue pelo prefeito Colbert Filho, na manhã de hoje (9), no Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher. Foram investidos na reforma e ampliação, bem como na compra de equipamentos R$ 620 mil, com recursos próprios do Município, por meio da Fundação Hospitalar de Feira de Santana.
No ato de entrega, Colbert Filho ressaltou a importância desse setor para a prevenção e redução dos riscos de infecções hospitalares, uma vez que no local são esterilizados não somente os instrumentos, mas roupas, lençóis e aventais usados pelos profissionais e pacientes.
"São investimentos que vão proporcionar um atendimento mais seguro aos nossos profissionais da saúde e pacientes”, afirmou.
Além da reforma, a Central de Esterilização de Materiais recebeu equipamentos de alta tecnologia, como uma autoclave e lavadora termodesinfectadora e ultrassônica (limpeza profunda) com sistema de barreiras [tem portas de entrada para colocação de materiais usados e outra para saída dos esterilizados].
Segundo a diretora-presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, "a economia para o município com os investimentos é de até R$ 80 mil, por mês". O espaço, acrescenta a gestora, dispõe de profissionais capacitados, além de áreas exclusivas, como de expurgo (descarte de resíduos) e desinfecção.
As informações são da Secom de Feira de Santana.