Bahia

Seis magistrados baianos disputam vagas no Conselho Nacional de Justiça

O magistrado que obtiver maioria absoluta dos votos será indicado.

Seis magistrados baianos estão concorrendo às duas vagas de conselheiro no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Uma delas é destinada a desembargador de Tribunal de Justiça e a outra a juiz estadual, em decorrência do iminente término do mandato de seus atuais ocupantes.

A vaga destinada a juiz estadual é disputada pelos seguintes magistrados de 1º Grau:Francisco de Oliveira Bispo, Gerivaldo Alves Neiva, Marcos Adriano Silva Ledo e Patrícia Cerqueira Kertzman Szporer. No total, 48 juízes do país disputam a vaga. Já para a vaga de desembargador, são 10 inscritos, dois deles da Bahia: Baltazar Miranda Saraiva e Julio Cezar Lemos Travessa.

Os currículos inscritos serão apresentados aos ministros do STF para escolha dos indicados em sessão administrativa da Corte, com data a ser definida, quando caberá a cada ministro votar no nome de um magistrado por vaga. Os ministros do Supremo poderão apresentar nomes de magistrados, independentemente da inscrição voluntária disciplinada na resolução.

O magistrado que obtiver maioria absoluta dos votos será indicado. Caso nenhum magistrado alcance a maioria absoluta de votos, será realizada nova votação, em que concorrerão os candidatos que tenham obtido as duas maiores votações na etapa anterior. Nessa segunda etapa, será indicado o magistrado que obtiver a maioria simples dos votos. No caso de empate, o magistrado mais antigo na carreira será escolhido. (Com informações do site Bahia Notícias)

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários