Andrea Trindade
O mês de julho de 2021 registrou uma queda no índice de homicídios em Feira de Santana, em comparação a julho de 2020 e também com todos os meses anteriores deste ano. Foram 20 homicídios. Entre as vítimas há uma mulher, que foi morta a tiros, e um menor de 18 anos, também morto a tiros. Do total de homens mortos, três foram assassinados a facadas e os demais a tiros.
Além dos homicídios, um latrocínio (roubo seguido de morte) foi registrado no mencionado mês. Também houve registro de um excludente de ilicitude (legítima defesa) e 10 mortes em decorrência de intervenção policial (troca de tiros com a polícia).
O delegado Roberto Leal, coordenador regional de polícia (1ª Coorpin), avaliou de forma positiva a redução e destacou que a polícia continuará atuando para buscar manter a redução dos índices.
"Redução de CVLIS são vidas poupadas, contudo a gente tem que entender que esse trabalho tem que ser um trabalho efetivo para que a gente consiga produzir uma redução a longo prazo. É extremamente gratificante saber que houve essa redução, mas a gente tem que entender que é preciso manter isso. 20 homicídios é um número considerado bastante alto, e não podemos baixar a guarda diante desta realidade. Este mês de agosto é desafiador, uma vez que no ano passado foram 28 homicídios, e agosto deste ano já foi iniciado com 3 CVLIs, então a gente está extremamente preocupado para manter essa redução. Estamos empenhados”, destacou o delegado em entrevista ao Acorda Cidade.
Roberto Leal atribui a maioria dos assassinatos ao crime de tráfico de drogas e revide entre facções. Segundo ele, quando estes criminosos são presos, há uma redução drástica no número de homicídios. A população pode auxiliar o trabalho da polícia por meio de denúncias anônimas.
Veja os locais que registraram assassinatos:
Número de assassinatos registrados em áreas das Companhias Independentes da Polícia Militar:
64ª CIPM: 01
65ª CIPM: 09
66ª CIPM: 10
67ª CIPM: 02
Número de homicídios em 2021 mês a mês:
Janeiro – 33 homicídios
Fevereiro – 27 homicídios
Março – 34 homicídios
Abril- 46 homicídios
Maio – 45 homicídios
Junho – 32 homicídios
Julho – 20 homicídios
Levantamento feito pelo repórter Aldo Matos do Acorda Cidade