Covid-19

Centro de Tratamento Pós-Covid é inaugurado em Feira de Santana

O novo equipamento está instalado no Centro Social Urbano (CSU).

Gabriel Gonçalves

O Centro de Tratamento Pós-Covid instalado no Centro Social Urbano (CSU), foi inaugurado na manhã desta terça-feira (3) em Feira de Santana. O equipamento tem capacidade de atendimento de 100 pacientes por dia, dividido em seis especialidades.

Em entrevista ao Acorda Cidade, a enfermeira e coordenadora do Centro, Marluce Oliveira da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), instituição que terá ligação direta com o centro, explicou que todo atendimento será iniciado a partir da regulação que for feita pela Secretaria Municipal de Saúde.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

"Esse Centro tem como objetivo atender as pessoas pós-covid, são aquelas pessoas que têm algum tipo de complicação, são sequelas e esses pacientes serão regulados pela Secretaria de Saúde, para terem um acompanhamento aqui. Nesse primeiro momento, teremos especialidades médicas como, nefrologia, clínica geral, neurologia, cardiologia, pneumonia e psiquiatria, além de fisioterapia, nutrição e psicologia", explicou.

Presente na inauguração, o reitor da Uefs, Evandro Nascimento, comentou que o local foi projetado inicialmente para um campo de prática dos estudantes da área de saúde, e agora com este novo equipamento, será mais um auxílio que a Secretaria de Saúde terá para os estagiários.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

"Essa estrutura que hoje nós estamos inaugurando, é um ambulatório da Uefs, um espaço que foi projetado para ser um campo de prática dos alunos dos cursos de saúde, como Medicina, Farmácia, Odontologia, Enfermagem, além de Psicologia. Esse ambulatório portanto, terá o atendimento de especialidades como cardiologia, ginecologia, pediatria e outros. Os estudantes e professores da Uefs, estarão atendendo os pacientes regulados pela atenção básica, pois esta foi uma ideia que surgiu recentemente e junto com a prefeitura, abrigamos o Centro de Tratamento Pós-Covid em um ambulatório da Uefs e portanto, essas duas ações irão caminhar simultaneamente, usando as plenas capacidades desse equipamento", afirmou.

Responsável pela emenda orçamentária de mais de R$ 2,14 milhões para construção de 'Covidários', o Deputado Federal Zé Neto (PT), destacou que o equipamento chegou em um ótimo momento para atender a toda população que necessita tratar as sequelas deixadas pela Covid-19.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

"Aqui eu quero parabenizar o secretário Marcelo Britto pela atitude e propôs que a gente encontrasse um caminho de investimento e acabou chegando aqui o Centro Pós-Covid, que é uma dinâmica muito importante hoje na área da saúde em todo o Brasil. Muitas pessoas estão ficando sequeladas em função da Covid e precisam desse atendimento. Designamos mais de 2,14 milhões de reais e quem vai coordenar esse trabalho é o ex-secretário Edval Gomes. O ambulatório foi construídos inclusive com recursos do Estado, tanto da Secretaria de Justiça, quanto da Secretaria de Saúde. Estamos dando um passo importante para o atendimento pós-covid, que é uma realidade em todo o mundo e entender que outros passos também devem ser dados, principalmente com relação aos agentes comunitários de saúde, de endemias que se reúnem em torno da atenção básica para melhorar o efeito de atendimento que a população espera", enfatizou.

De acordo com o prefeito Colbert Martins, cerca de 45 profissionais estarão trabalhando no Centro Pós-Covid, em parceria com a equipe formada pela Uefs.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

"Teremos aqui profissionais de pneumologia, principalmente cardiologia, fisioterapia e psiquiatria, e devemos ter em torno de 45 pessoas da Prefeitura Municipal e da Universidade Estadual, ao exemplo de professores e estudantes que deverão fazer os estágios de forma supervisionada", explicou.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Marcelo Britto, este é um grande marco para a saúde pública em Feira de Santana, ainda mais em um momento onde os número de casos de Covid-19 começam a reduzir, mas é importante ter um olhar voltado para as pessoas que permaneceram com sequelas.

"Nós conseguimos fazer uma redução muito importante com relação ao número de casos de Covid-19, com relação ao número de pacientes internados nas UTIs e nos leitos clínicos. Porém temos que ter um olhar voltado para as pessoas que passaram dessa fase ativa da doença e evoluíram com sequelas. Então essa unidade aqui é muito importante para que a gente, antes de tudo, possa ter um aprendizado sobre a doença, porque ela ainda é nova para a medicina. Os médicos que a partir de hoje irão atuar, serão divididos em especialidades, para que possamos dar esse tratamento, essa reabilitação às pessoas, ainda mais com a parceria que estamos tendo com a Uefs, que vai nos permitir criar protocolos para que a gente possa difundir esse projeto nas unidades do município e também nas unidades particulares", destacou.

Fotos: Ney Silva/Acorda Cidade

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários