Andrea Trindade
Pelo segundo ano consecutivo o Dia de Senhora Santana foi celebrado com restrições de público, por conta da pandemia de covid-19. No entanto, os fiéis não deixaram de demonstrar sua fé e devoção à santa, que foi a mãe de Maria e avó de Jesus.
Celebrada pelo arcebispo metropolitano de Feira de Santana Dom Zanoni Castro, a missa festiva em homenagem à senhora Sant’Ana ocorreu na manhã desta segunda-feira (26) com participação de apenas 100 pessoas no interior da igreja, mas havia muitos fieis marcando presença no lado de fora da catedral.
Após a missa ocorreu a procissão, que mais uma vez, foi motorizada para evitar aglomeração.
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
Dom Zanoni de Castro destacou que os protocolos não afetam a espiritualidade e que a celebração do dia de Sant’Ana é uma tradição histórica do município.
“Essa tradição marca a nossa história, pauta a nossa cultura e o momento da nossa igreja, estamos celebrando 60 anos da criação dessa igreja. Sant’Ana zelou da mãe do Senhor, deu os elementos importantes da tradição, da solidariedade, é aquela que ensinou a mãe de Jesus. Tivemos que atender as restrições, seguir os protocolos, mas com intensa espiritualidade. Nós fomos chamados a seguir os passos de Jesus e fazer tudo o que ele vos disser, como disse Maria a filha de Sant’Ana.”
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
Jussara dos Santos, moradora do bairro Tanque da Nação, foi uma das fiéis que ficaram do lado de fora e disse que vale a pena.
"É uma emoção muito grande, tenho muita fé. Minha filha já esteve muito doente, ficou um mês internada e me perguntaram se eu tinha fé em algum santo e eu disse que tenho fé em Senhora Sant’Ana, e minha filha está agora com 44 anos, e com saúde. Mesmo eu estando de lado de fora vale a pena vir, o que vale é a fé", disse.
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
A missa contou com a presença do prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins Filho, e outros políticos como o vice-prefeito Fernando de Fabinho, o deputado federal Zé Neto e o deputado estadual Carlos Geilson.
"Sant'Ana sustentou a fé dos nossos antepassados. Há mais de 180 anos quando aqui chegaram os pioneiros, era uma imagem de Senhora Sant'Ana e a fé que mantinham as pessoas em lugares tão distantes e em lugares que não tinham tantos recursos. Hoje estamos em um momento muito difícil que é a pandemia, temos a ciência e a vacina, mas é preciso ter fé. Agradecemos a Senhora Sant’Ana que lá atrás ajudou a manter nossos avós e hoje nos ajuda a enfrentar essa pandemia”, disse Colbert destacando também que hoje é o Dia dos Avós e que todos os idosos precisam ser tratados com cuidado e respeito.
Dom José Edson Santana de Oliveira, Bispo deEunápolis, participou da celebração (Foto: Ney Silva/Acorda Cidade)
Foto: Gabriel Gonçalves/Acorda Cidade
Fotos: Gabriel Gonçalves/Acorda Cidade
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade