Gabriel Gonçalves
Atualizada às 11:55
A prefeitura de Feira de Santana através da secretaria de Saúde, ampliou a vacinação contra a covid-19 nesta quinta-feira (22), para pessoas de 35 anos ou nascidos até 1986, a partir das 11h. No início da manhã, estavam sendo vacinados apenas os nascidos até 1985.
Comparado ao dia de ontem, quando muitas pessoas precisaram aguardar bastante tempo na fila na Unidade de Saúde do Caseb I, a campanha foi retomada na manhã de hoje na UniFTC e na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), de forma mais ágil.
De acordo com Joana Queiroz, diretora de Gestão de Rede Própria, cerca de 3 mil doses da vacina estão disponíveis na UniFTC.
"Nós estamos hoje aqui com 3 mil vacinas de primeira dose contra a Covid-19 e como estaremos funcionando até às 17h em toda a cidade nos diversos pontos de aplicação, nossa expectativa é que cerca de 12 mil munícipes, possam ser vacinados", afirmou.
Ainda segundo Joana, além da equipe de saúde, o processo da vacinação conta com o apoio de voluntários ao exemplo de estudantes e bombeiros civis.
"A média de tempo aqui na UniFTC, é de até 15 minutos no aguardo do atendimento, porque a equipe é composta pelos enfermeiros, técnicos de enfermagem, temos os voluntários, então toda essa dinâmica de trabalho nos ajuda e isso facilita o atendimento ao público. Aqui por exemplo, temos 25 enfermeiras e 15 técnicas de enfermagem, temos os voluntários para organizar as filas como os próprios estudantes da Uefs e aqui da FTC, temos o apoio dos bombeiros civis, então já existe uma equipe que agiliza o processo de identificação da documentação, e o nosso objetivo é que nenhuma pessoa precise voltar por falta de documentos, que todos possam ser vacinados, estando dentro dos critérios de vacinação", destacou.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Para Joana Queiroz, é necessário que a população também possa ajudar o município realizando a testagem do vírus, assim podendo comprovar se o índice de casos está diminuindo na cidade.
"Hoje uma das dinâmicas para diminuir a disseminação da Covid-19, é a vacinação, lógico que temos as precauções como o uso da máscara, álcool em gel, isolamento social, mas estamos em um período da queda de internamento. Quero chamar a atenção da população que os testes de PCR continuam sendo feitos, tanto no Terminal da Nóide Cerqueira, quanto nas unidades de saúde. Não precisa marcar, é demanda espontânea, então precisamos continuar realizando os testes para nos certificar se realmente estão diminuindo ou não os índices de casos aqui em Feira, ainda mais agora com o retorno das aulas presenciais", concluiu.
A vacinação acontece das 8h às 17h, na UniFTC, Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs), na zona rural e distritos e em 21 Unidades de Saúde da Família (USFs).
Confira a lista das Unidades Básicas de Saúde (UBS):
UBS Cassa / Endereço: rua Frei Aureliano Grotamares, S/N, Capuchinhos.
UBS Subaé / Endereço: rua 2ª Travessa Politeama, S/N, Subaé.
UBS Caseb 1 / Endereço: rua Japão, S/N, Caseb.
UBS Caseb 2 / Endereço: rua São Valentin, S/N, Caseb.
UBS Baraúnas / Endereço: rua Petronílio Pinto, 186, Baraúnas.
UBS Irmã Dulce / Endereço: rua Cupertino Lacerda, 1.759, Brasília.
UBS Mangabeira / Endereço: avenida Tupinambá, S/N, Mangabeira.
UBS Serraria Brasil / Endereço: rua Cupertino Lacerda, 297, Brasília.
UBS Jardim Cruzeiro / Endereço: rua Miguel Calmon, S/N, Jardim Cruzeiro.
UBS Dispensário Santana / Endereço: rua Mercúrio, 320, Jardim Acácia.
UBS Centro Social Urbano (CSU) / Endereço: rua Tostão, S/N, Cidade Nova.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade