Covid-19

Aplicação da segunda dose das vacinas contra a covid-19 pode ser antecipada na Bahia

Ainda segundo o secretário, o objetivo de acelerar a imunização é garantir a prevenção contra novas variantes do coronavírus.

Acorda Cidade

A aplicação da segunda dose das vacinas contra a covid-19 pode ser antecipada na Bahia. De acordo com o secretário estadual da saúde, Fábio Vilas-Boas, a decisão deve ser tomada na quinta-feira (15), em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), instância deliberativa da saúde que reúne representantes dos 417 municípios baianos e do governo do estado.

“Se nós avaliarmos no Reino Unido hoje 80% dos casos são da variante Delta. Ela já chegou no Brasil, e dentro de algum tempo, ela se tornará predominante, como aconteceu com a variante de Manaus. O que nós precisamos fazer é adiantar a vacinação e manter as medidas restritivas pra que essa disseminação seja o mais tarde possível e portanto pegue a população brasileira já imunizada adequadamente. Estamos discutindo essa semana vamos ter mais uma reunião da CIB, provavelmente quinta-feira.”

Ainda segundo o secretário, o objetivo de acelerar a imunização é garantir a prevenção contra novas variantes do coronavírus. Se a medida for aprovada, o intervalo entre as doses da Coronavac passará a ser de 21 dias, e o da Astrazeneca será de nove semanas.

“Estamos discutindo a questão de antecipar as segundas doses das vacinas que estão sendo entregues pelo Ministério, já com a garantia da segunda dose. O Ministério hoje tem entregado a primeira dose e a segunda dose pra que o estado faça a guarda. Nesses casos em que não existe o risco de desabastecimento iremos avaliar a possibilidade de fazer a antecipação de 12 semanas, no caso da Astrazeneca, para 9 semanas. E no caso da Coronavac, de 30 para 21 dias”, declarou o secretário Fábio Vilas-Boas.
 

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários