Laiane Cruz
Belzay Mascarenhas Luedy, popularmente conhecida como dona Belza, completa nesta sexta-feira (9), 91 anos de muitas histórias para contar. Ao longo da sua trajetória, foi eleita Rainha da Micareta de Feira de Santana em 1949, considerada, nos dias de hoje, a Rainha da Micareta mais idosa.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Dona Belza, nasceu em 1930, sempre morou em Feira de Santana e hoje tem seis filhos, três homens e três mulheres. Em entrevista ao Acorda Cidade, ela recordou os momentos que viveu naquela época. Segundo contou, ela tinha um pai rígido, que não a deixava sair de casa. No entanto, dois amigos dele solicitaram que deixasse a filha, então com 19 anos, disputar o concurso.
“Meu pai antigamente era muito severo e não deixava a gente sair pra nada, e naquela ocasião Doutor Wilson (Falcão) e doutor Humberto foram até ele pedir consentimento, e meu pai deixou eu ir me apresentar. Eles me levaram pra Salvador para fazer roupa e foram quatro dias de festa, cada dia em um clube. Eu tinha 19 anos. Me senti muito feliz em estar viva e aproveitando”, relembrou.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Ela afirmou que até hoje guarda recordações, pois foi muito feliz na época por ter participado da Micareta como rainha da festa.
Uma das filhas de Dona Belza, Claudia Mascarenhas Luede Santos, afirmou que a mãe sempre conta as histórias as quais vivenciou. Ela falou também da emoção pela mãe estar completando mais um ano de vida.
“Ela é a matriarca, quem sempre nos ensinou os bons costumes, a educação. Ela lembra de algumas pessoas, como Wilson Falcão, e que uma das princesas foi uma das meninas da loja violeta, dos clubes, das festas e do pai que nunca deixou ela sair, de como ficou admirada de ele ter deixado ela sair e ser a rainha da micareta”, salientou.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade