Gabriel Gonçalves
Os estados e municípios estão autorizados pelo Ministério da Saúde, a ampliarem a vacinação contra a gripe (influenza) para outras pessoas, além das já incluídas nos grupos prioritários iniciais.
Em Feira de Santana, o prefeito Colbert Martins informou ao Acorda Cidade, que um mutirão será realizado na próxima quarta-feira (7), para que além do imunizante contra o coronavírus, as pessoas acima de seis meses também possam ser vacinadas contra a gripe.
Veja locais de vacinação aqui (21 destes locais aplicam a dose somente nas segundas, quartas e sextas-feiras.)
"A partir de hoje, o secretário Marcelo Britto junto com a secretaria de Saúde está se organizando para que a partir de quarta, possamos fazer um grande mutirão de H1N1. A gente sabe que nesse momento, o foco é vacina contra a Covid-19, mas as pessoas com mais idade e que possuem algum tipo de problema respiratório, podem ter problemas mais graves caso não estejam imunizadas com esta vacina", disse.
Para o prefeito, as pessoas devem ser estimuladas a procurarem os postos de vacinação, pois a partir de agosto, já não irá mais fazer sentido a campanha de vacinação.
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
"Todas as pessoas devem ser estimuladas a fazerem isso, o foco é Covid, mas é importante entender que a vacina contra a gripe tem um prazo daqui para o final de julho, agosto e ela vai deixar de ter sentido para ser aplicada. É importante que possamos fazer a divulgação, porque a vacina está disponível e quem não sabe os benefícios, ela reduz a infecção pulmonar grave, porque normalmente uma pessoa que tem uma gripe mais leve, não tem esse tipo de problema, mas se a pessoa tiver uma pneumonia, pode ocasionar um internamento, o internamento pode ocasionar casos mais graves e até mesmo, levando este paciente a óbito", destacou.
Qual o prazo para tomar a vacina da H1N1 e contra a Covid-19?
Segundo o prefeito, o ideal é que a pessoa considere pelo menos 14 dias de intervalo entre uma vacina e outra.
"Eu mesmo me vacinei contra H1N1, e esperei cerca de 17 dias para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19. É importante lembrar a população que a vacina H1N1 é separada da vacina contra a Covid-19, para evitar qualquer possibilidade de cruzamento dessas vacinas, pois o vírus é diferente. Onde tem vacina H1N1, não estamos aplicando vacina contra Covid, para que não prejudique as pessoas. No momento da aplicação, é necessário que esteja com a carteirinha do SUS, caderneta de vacinação, porque todos os dados são enviados para o Sistema do Ministério da Saúde e isso facilita o controle do Ministério", concluiu.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade