Feira de Santana

Operação fogueira; prefeitura intensificará fiscalizações neste final de semana, alerta secretário

Para realizar denúncias de aglomerações, festas clandestinas e fogueiras acesas, as pessoas deverão entrar em contato através do 190, 153, 156 ou pelo Aplicativo do Fala Feira.

Gabriel Gonçalves

Na última segunda-feira (21), a Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através de Edição Extra do Diário Oficial, alterou o Toque de Recolher e proibiu em todo o território municipal, a venda e a queima de fogueiras entre os dias 21 e 30 de junho.

Na véspera do São João, dia 23, a Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), apagou mais de 100 fogueiras em toda a cidade, visando cumprir o decreto municipal.

Em entrevista ao Programa Acorda Cidade na manhã desta sexta-feira (25), o secretário de Prevenção à Violência, Moacir Lima, explicou que todas as ações foram intensificadas nesse período de São João, como forma de amenizar a circulação do vírus da Covid-19 na cidade.

"Desde o início dos preparativos para o São João, a FPI tem intensificado bastante as ações para que possamos ter um força satisfatória com relação ao vírus em nossa cidade. Então realizamos a operação fogueira em parceria também com a Polícia Militar. Essa ação foi desenhada em conjunto, tivemos a parceria do Corpo de Bombeiros, justamente nesse sentido de realizar o nosso papel de fiscalização. Na própria terça-feira, nós iniciamos com o processo de orientação para aquelas pessoas que estavam comercializando as fogueiras e na quarta-feira, fizemos a parte da ação, como apreender o material. Óbvio que algumas pessoas entendiam e recolhiam o material, já aquelas que queriam permanecer na via, estávamos fazendo o processo de apreensão", explicou.

Na noite de ontem (24), o secretário afirmou que quatro estabelecimentos foram fechados e sons automotivos foram apreendidos.

"Ontem por exemplo, fizemos o fechamento de quatro estabelecimentos, alguns com efeitos festivos, apreendemos também equipamentos de sons e posso garantir que a fiscalização não para e nem vai parar. Estamos em um período difícil, sabemos da questão cultural, as pessoas querem brincar ali no seu momento festivo, mas assim, o São João no próximo ano vai ter, porém as vidas, estas precisam prevalecer, porque muita gente pode não resistir para esperar o próximo ano. Então a nossa preocupação é esta, que verdadeiramente, a gente possa respeitar o espaço daqueles que não querem brincar, principalmente nesse momento que a área da saúde está sempre informando sobre a ocupação de leitos e as pessoas da nossa cidade, devem manter este senso crítico", destacou.

Em razão do final de semana que se aproxima, o secretário Moacir Lima explicou que a operação fogueira continua, e explicou que aqueles que não cumprirem a solicitação da FPI, poderão ser conduzidos à delegacia.

"As ações da FPI não vão parar, ainda mais nesse período do São João, vamos intensificar as fiscalizações, porque essa operação, com toda certeza terá um efeito positivo, mesmo que haja críticas. Apesar que todo mundo tem o seu direito de argumentar e criticar, mas muitas pessoas também elogiam estas ações, porque inclusive quem disser que nunca errou que atire a primeira pedra. Então digo, quem tiver certeza do que acontece após o vírus, que atire a primeira pedra também. Estamos agindo aqui na cidade de Feira de Santana, estamos com bons números comparados a outras cidades aqui do estado e até mesmo da região Nordeste. Até então, não tivemos nenhuma ocorrência de pessoas que desrespeitaram a nossa solicitação, muito pelo contrário, a nossa orientação é chegar, conversar com o proprietário, explicar o motivo que aquela fogueira não pode estar acesa e o próprio dono, vai lá pega um balde e apaga. Caso essa conversa não seja desta forma, em caso de desrespeito, essa pessoa é conduzida à delegacia, onde será prestado um boletim de ocorrência do fato, para que todas as providências sejam tomadas", disse ao Acorda Cidade.

Para realizar denúncias de aglomerações, festas clandestinas e fogueiras acesas, as pessoas deverão entrar em contato através do 190, 153, 156 ou pelo Aplicativo do Fala Feira.

Leia também:

Decreto: prefeitura de Feira de Santana proíbe queima de fogueira; toque de recolher começa às 20h a partir desta segunda (21)

Operação resulta em mais de 100 fogueiras apagadas

Guarda Municipal realiza ação contra vendas de fogueiras em vias de Feira de Santana

Guarda Municipal e PM vão impedir comércio de fogueiras, diz prefeitura

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários