Acorda Cidade
O serviço é itinerante. Percorrendo as ruas, praças e viadutos de Feira de Santana, a equipe do programa Consultório na Rua leva a primeira dose da vacina contra a Covid para pessoas em situação de rua, acima de 18 anos. Desde o início da campanha de vacinação no município, foram vacinadas 200 pessoas deste público, sendo que 26 já receberam as duas doses necessárias.
A aplicação da segunda dose ocorre por monitoramento. “Nós temos um cadastro e através dele vamos realizar a busca ativa daquela pessoa para garantir a imunização”, afirma a enfermeira do programa, Darlene Santos.
Conforme o Plano Nacional de Imunização, esse público foi incluído como prioridade no calendário da vacinação, uma vez que protagonizam maior exposição para serem infectados e por consequência, complicações de saúde que levam a óbitos.
O trabalho é realizado em conjunto com o setor de Imunização, da Secretaria Municipal de Saúde. Além de ter parcerias com comunidades terapêuticas, Creas Pop, também atuam no programa profissionais do Serviço de Abordagem Social e do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), ambos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
As informações são da Secom de Feira de Santana.