Acorda Cidade
Alunos do 5º ano da Escola Municipal Antônio Brandão de Souza, no distrito de Humildes em Feira de Santana, realizaram na terça-feira (22) o “São João em casa”, como uma atividade de arte e educação física, com o objetivo de fortalecer a cultura do período junino.
O professor Márcio Anunciação contou ao Acorda Cidade que a atividade contou também com a participação dos pais dos alunos, e que a experiência trouxe muita interação para todos.
“Os pais participaram com muito entusiasmo, principalmente os que trabalhavam durante o dia e as crianças só tinham o contato com o celular durante a noite. Eu dialogava muito com eles sobre os materiais, que eram recicláveis, dava orientações em relação ao corte, principalmente do papelão com tesoura, para que eles deixassem pelo menos o esboço cortado para que os meninos não tivessem o contato com a tesoura para não se machucarem. Essa participação dos pais com esse trabalho foi muito significativa”, disse o professor Márcio Anunciação.
Foto: Arquivo Pessoal
Com a proposta de ampliar os vínculos familiares com a decoração da casa de cada aluno para a chegada do São João nesse atual momento de pandemia, foram realizadas duas tarefas. A confecção de um porta-retrato, com o desenho de memória afetiva com o tema “festa junina” e a construção de bonecos caipiras com o tema junino, ambos feitos com materiais reciclados.
“Tudo aconteceu de forma remota pelo WhatsApp, pelo Meet, inclusive fizemos o São João online. Teve uma eleição, onde teve um ranking de primeiro, segundo e terceiro lugar e algumas premiações que foram a culminância do trabalho. Essas premiações foram doações de pessoas que se sensibilizaram com o trabalho e doaram alguns produtos. Houve também sorteio do balaio junino.”, relatou o professor.
Foto: Arquivo Pessoal
A aluna Naylla Mendes do 5º ano, afirmou que para ela foi muito interessante fazer uma boneca de material reciclável por representar o São João, e também pela falta da festa na escola.
“Devido a essa pandemia não temos o São João há dois anos, era bem legal quando a nossa festinha era na escola.”, contou Naylla.