Vacina Covid-19

'Tem previsão, mas não tem cronograma para chegada de novas vacinas', diz secretário da saúde

Ele comemora ainda o fato do modelo baiano de distribuição das doses ser referência para o Brasil, inclusive sendo copiado por outros Estados.

Acorda Cidade

Em relação à chegada de vacinas, o secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, reforça que tudo depende da organização e cronograma do Ministério da Saúde. O secretário explica que apesar dos problemas enfrentados para o recebimento das doses, a Bahia tem uma organização muito boa para distribuição das vacinas para as cidades do interior, inclusive com uso de aeronaves.

"Tem previsão, não tem cronograma. Previsão de chegada da vacina é amanhã, quinta-feira, mas não tem ainda o horário do voo, é sempre assim. Às vezes, a gente acaba sabendo na noite, do dia, na madrugada que vai chegar ou já aconteceu de chegar no final da manhã e nós recebemos a informação 7 horas da manhã. Essa questão dessa logística do Ministério em relação às vacinas está meio complicada. A vontade deles é agilizar o mais rápido possível e aí só acaba nos pressionando a montar operações em cima da hora e como a prioridade aqui na Bahia é vacina, quando chega a vacina, a gente cancela eventos que estavam programados de usar aviões do governo, aviões locados, tudo é cancelado, os aviões e helicópteros são dirigidos para distribuição da vacina, mas de qualquer forma não deixa de criar qualquer tipo de transtorno para gente, disse.

Ele comemora ainda o fato do modelo baiano de distribuição das doses ser referência para o Brasil, inclusive sendo copiado por outros Estados.

"A vacinação na Bahia inteira está exemplar. Nós hoje somos o estado que mais rapidamente aplica as vacinas quando recebemos. O Brasil inteiro hoje está copiando aquele modelo que nós implantamos aqui no estado de só distribuir vacinas para municípios que executaram mais de 85% do lote da semana anterior. Com isso, nós temos hoje aqui 91% de aplicação da primeira dose, que foi distribuída considerando a última pauta que foi entregue na semana passada e 81% da segunda dose, uma eficiência distributiva de aplicação exemplar tanto na capital quanto no interior", afirmou.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários