Gabriel Gonçalves
Durante uma cerimônia no Palácio do Planalto no dia de ontem (10), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que pediu ao Ministério da Saúde um parecer para desobrigar o uso de máscara por pessoas que já estejam vacinadas ou que tiveram Covid-19.
O prefeito Colbert Martins durante entrevista no Programa Acorda Cidade na manhã desta sexta-feira (11), afirmou que mesmo com a segunda dose aplicada, as pessoas ainda não estão 100% imunizadas e destacou que o acessório é necessário para prevenir a transmissão da doença.
"Eu aqui posso responder como médico e como epidemiologista que sou. Eu mesmo por exemplo, tomei a minha primeira dose e a segunda será dia 18, então ainda não estou imunizado, mas vamos admitir que após o dia 18, se eu tiver algum contato com alguém que tenha o vírus, esse vírus pode tacar meu corpo, mas o meu corpo vai reagir porque estou vacinado e vai destruir o vírus existente. Quando não destrói 100%, o vírus pode até não me provocar a doença, mas posso passar para outra pessoa que esteja sem a imunização. Portanto, máscara é absolutamente necessária e indispensável. Você usa para a sua proteção pessoal e para a minha proteção, portanto, é muito negativo querer tirar essa imposição que é necessária para prevenir a transmissão, mesmo em pessoas que tenham a imunidade conferida pela vacina", concluiu.