Rachel Pinto
O Sindicato dos Jornalistas do Estado da Bahia (Sinjorba), comemora a vacinação para comunicadores do estado, após o desembargador Cícero Landim, deferir sobre a decisão do Ministério Público (MP), que não recomendava a vacinação para a categoria.
O presidente do sindicato Moacir Neves, declarou em entrevista ao Acorda Cidade nesta sexta-feira (4) que espera que a partir de agora MP não atrapalhe mais nesta questão, porque desde o dia 19 de maio, a imunização para os comunicadores era para ter acontecido. Ele lamentou o posicionamento do órgão em recomendar que os comunicadores não fossem vacinados neste momento.
“Achamos bastante estranho o movimento que o Ministério Público tem feito, inclusive de maneira não institucional como aconteceu em Salvador como uma tentativa de interferir na decisão da prefeitura de Salvador que hoje inicia a imunização dos profissionais de imprensa. Temos enfrentado e estranhado, mas a gente acredita que agora os prefeitos estão amparados ante a recomendação do MP, amparados pela decisão do desembargador Cicero Landim, que reafirmou a autoridade e legitimidade da Comissão Intergestora Bipartite (CIB), para definir novos grupos de vacinação a luz de dados epidemiológicos concretos como foi o caso que nós apresentamos para os profissionais de imprensa”, afirmou.
O sindicalista comentou que além de ser legal a inclusão dos comunicadores na imunização, reforça a autoridade que a CIB tem e que é dada pelo próprio Plano Nacional de Imunização. Segundo ele, a comissão foi formada para fazer a gestão da pandemia na Bahia e o Plano Nacional de Imunização em sua página 52, deixa claro que ele é flexível, pode passar por ajustes, a depender das realidades locais.
“Nós não atrapalhamos o Plano de Imunização e em Salvador a vacinação dos profissionais de imprensa, da linha de frente com mais de 40 anos vai representar, 2,5 % das vacinas que Salvador recebeu essa semana. As vacinas, não representamos nenhum risco de colapso da vacinação como o MP quer achar. Temos convicção pela justiça do nosso pleito e representamos para sociedade a segurança da informação correta pela covid”, frisou.
Em Feira de Santana, a vacinação tem início neste sábado (5), a partir das 8h na UniFTC. De acordo com o secretário de Comunicação Social, Edson Borges, as empresas devem enviar um e-mail com a relação dos nomes dos profissionais até às 16h desta sexta (4).
"Essa vacinação vai ser realizada amanhã a partir das 8h, até o meio-dia lá na UniFTC. Terá uma sala específica para vacinar apenas esse público da imprensa e as empresas devem enviar até às 16h de hoje, uma relação em ordem alfabética dos profissionais que trabalham na linha de frente. Nessa relação que será enviada, é preciso ter o nome completo do profissional, RG e data de nascimento. Já o profissional que será vacinado, deve comparecer na UniFTC com documento pessoal como o RG e comprovante de residência, além do comprovante de vínculo com a empresa, o que pode ser a própria Carteira de Trabalho ou contrato de serviço", afirmou.
Ainda de acordo com o secretário Edson Borges, como forma de seguir as orientações da resolução da Comissão Intergestora Bipartite (CIB), a vacinação será iniciada para profissionais a partir de 40 anos de idade e durante a realização da campanha, a idade será reduzida.
O e-mail que as empresas devem enviar a relação dos nomes é [email protected]
Vacinação em outras cidades
Moacir Neves citou sobre a carta aberta do Sinjorba que considera a postura do MP diante da vacinação dos profissionais de comunicação como abuso de poder (veja a carta ao final do texto) e salientou que as recomendações do órgão foram ameaçadoras para que os prefeitos para não cumprissem a decisão da CIB. Na opinião dele, o MP passou por cima da determinação do desembargador, da justiça baiana e isso não pode acontecer.
Sobre a vacinação nas demais cidades baianas, em municípios do interior e também em Feira de Santana, ele relatou que o sindicato vai discutir com as prefeituras os critérios de cada localidade, respeitando as particularidades, diferenças, discutindo caso a caso para ver qual é a melhor forma da vacinação, respeitando rigorosamente o que foi decidido pela CIB. O secretário municipal de saúde de Feira de Santana, Marcelo Britto, comentou que a prefeitura se reúne hoje para definir sobre a imunização deste grupo nos próximos dias.
Carta aberta do Sinjorba
“Ministério Público está ultrapassando os limites
O Sinjorba acabou de receber a informação que o Ministério Público da Bahia, está pressionando a Prefeitura de Salvador para não iniciar a vacinação dos profissionais de imprensa nessa sexta (04).
O comportamento do MPE está passando da razoabilidade. O órgão está se mostrando autoritário, passando por cima do Estado de Direito. O Tribunal de Justiça já negou o pedido do MPE e os procuradores não se conformam.
Querem impor sua posição a qualquer custo. Precisamos do apoio de todos os colegas para garantir nosso direito e nossa conquista. Pedimos ao prefeito Bruno Reis e demais gestores municipais que não sucumba à pressão e não cedam ao abuso de poder.
Sinjorba”