Laiane Cruz
Nascido no último dia 24 de maio, no Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, o pequeno Enzo de Carvalho Carneiro é um dos primeiros bebês com anticorpos contra a covid-19 nascidos no município.
Foto: Arquivo pessoal
A mãe de Enzo, a enfermeira e fotógrafa Gabriele de Carvalho Moraes, de 33 anos, tomou a primeira dose da Coronavac quando estava com 30 semanas (7 meses) de gestação e a segunda aplicação com 34 semanas (8 meses ).
Gabriele disse ao Acorda Cidade que nunca foi infectada pelo coronavírus, mas como possui asma, ela e a médica optaram pela vacinação. “Naquele período, a vacina ainda não havia sido liberada para gestantes no cronograma de vacinação pelo Ministério da Saúde, a não ser por desejo pessoal e relatório médico”, contou.
Enzo nasceu com 3.010 kg e é o segundo filho da profissional de saúde. Para comprovar que o recém-nascido possuía os anticorpos contra a covid-19, Gabriela realizou um teste por coleta de sangue, no último dia 28 de maio, em um laboratório particular da cidade.
De acordo com a mãe, a criança vai receber acompanhamento para saber o tempo de duração dos anticorpos no organismo do bebê.
Cartão de vacina | Foto: Arquivo pessoal
Mais um bebê imune
Uma menina que nasceu no dia 05 de maio, filha de Isabella Passos Neves, enfermeira do Hospital da Mulher, que tomou a vacina Coronavac, também nasceu com os anticorpos. O resultado dos exames saiu nesta segunda-feira (31).