Política

CPI da Covid ouve diretor do Instituto Butantan nesta quinta-feira (27)

Depoimento de Dimas Covas ajudará a esclarecer episódio da compra da Coronavac por parte do Ministério da Saúde.

A CPI da Covid-19 ouve nesta quinta-feira (27) o diretor do Instituto Butantan, o médico hematologista Dimas Covas, às 9h. O requerimento de convocação foi assinado pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE).

De acordo com presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), o depoimento de Dimas Covas ajudará a esclarecer o episódio da compra da Coronavac por parte do Ministério da Saúde. A reconstituição, do ponto de vista do diretor do Instituto Butantan, das negociações entre a entidade e o governo federal por vacinas contra a Covid-19.

Segundo a CNN Brasil, a expectativa é que Dimas Covas reforce a tese de que o Butantan, órgão ligado ao governo de São Paulo, buscou viabilizar antecipadamente as vacinas ao Brasil, mas que essa negociação não teria encontrado respaldo no governo federal até o final de 2020.

De acordo com apuração da emissora, um dos episódios a serem discutidos é o que trata dos dias 20 e 21 de outubro de 2020. No dia 20, em conversa com governadores, o então ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que a União fecharia o contrato pela Coronavac. No dia seguinte, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) desautorizou o ministro, dizendo que o país não compraria a “vacina chinesa de João Doria”. (Com informações do site Bahia.Ba)

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários