Covid-19

Núcleo afirma que não há retaliação em distribuição de doses das vacinas contra a Covid-19 para Feira de Santana

A afirmação veio em resposta às declarações do prefeito Colbert Martins, que alega que o Estado não possui critérios quanto à distribuição dos imunizantes e não tem respeito pelo município.

Laiane Cruz

O coordenador do Núcleo Regional de Saúde (NRS), Edy Gomes, afirmou nesta segunda-feira (24), durante o Programa Jornal da Duas, da Rádio Sociedade News, que Feira de Santana não é alvo de retaliação por parte da Secretaria de Saúde do Estado ou do núcleo acerca do quantitativo de doses recebidas das vacinas contra a Covid-19.

A afirmação veio em resposta às declarações do prefeito Colbert Martins, que alega que o Estado não possui critérios quanto à distribuição dos imunizantes e não tem respeito pelo município.

No último domingo (23), a prefeitura de Feira de Santana divulgou uma nota na qual protesta contra os critérios utilizados pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), acerca do quantitativo de doses recebidas pelo município, em comparação com Alagoinhas.

De acordo com a nota, Alagoinhas, que segundo o IBGE possui 152.327 habitantes, recebeu 7 mil doses da vacina Pfizer, enquanto Feira de Santana, que tem uma população superior a 600 mil habitantes, recebeu 7.350 doses, o equivalente a apenas 1.18% da sua população.

Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

Mas, segundo o coordenador do NRS, as doses recebidas por Alagoinhas se referem à macrorregião e não somente ao município.

“A Sesab recebe as vacinas para todo o estado da Bahia, e a quantidade de doses que sai do Graer, dentro das planilhas, é para as regiões de saúde e não para os municípios. Dentro do nosso estado, são 28 regiões de saúde e dentro delas você tem grupos de municípios, colocados no Plano Diretor de Regionalização (PDR). A região de Feira de Santana tem 22 municípios. O município de Alagoinhas recebe essa quantidade de vacinas e distribui para a região de saúde de Alagoinhas, quase 30 municípios. O município de Feira de Santana recebeu 7.350 mil doses, porque o Núcleo recebeu mais de 24 mil doses”, rechaçou Edy Gomes.

Ele ainda questionou por que essa separação entre o município e o Estado com relação às vacinas. “Eu não sei por que a gestão municipal não quer uma aproximação com o Núcleo Regional de Saúde, que realiza a distribuição e as orientações de todos os imunobiológicos, não é só da vacina contra a Covid. A função de existir o Núcleo Regional Leste é prestar uma assessoria técnica de saúde pública aos municípios, e não sei por que essa separação com essas declarações”, disse.

Para o coordenador do NRS, as declarações do prefeito Colbert Martins são ‘infelizes’, como se ele estivesse fazendo algo ‘criminoso’.

“O que acontece é que o critério que a Secretaria de Saúde do Estado adota não é per capita, não é por população. Existe um grupo que é por habitantes, mas especificamente essa vacina está dentro do PNO, que é o Plano Nacional de Operacionalização, a que o município teve acesso. Eu peço aos gestores que peçam aos técnicos para sentarem com o Estado para se munirem de informações técnicas, e não ficarem fazendo declarações com ameaças, de judicializar, como se alguém estivesse fazendo algo criminoso, errado. Não sou orientado a fazer nenhum tipo de retaliação à cidade que eu moro, nunca tive essa postura. O prefeito é funcionário lotado no Núcleo e sabe a forma que eu trabalho. Então estou decepcionado com essa postura, porque não condiz com minha forma de trabalhar já há dez anos aqui à frente. Isso aí está virando uma seara política, a qual não vou discutir, não vou entrar”, declarou.

Ele salientou que o mesmo critério que é dado a Feira de Santana é dado aos mais de 71 municípios da Bahia. “A gente recebe a tabela pronta e só faz o acondicionamento, a supervisão e a distribuição de todas as vacinas, não somente contra a Covid”, debateu Edy Gomes, acrescentando que, na próxima quarta-feira,(26) devem chegar mais doses das vacinas para Feira de Santana. 

Leia também: Feira de Santana recebeu menos vacinas que Alagoinhas, afirma prefeito

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários