Feira de Santana

Maiores de 58 anos formam longa fila para a primeira dose da vacina contra covid-19

Vacinação está ocorrendo na UniFTC.

Acorda Cidade

Atualizada às 8:46

Desde às 5h30 desta sexta-feira (21) pessoas com 58 anos ou mais formaram uma longa fila para receber a primeira dose da vacina contra a covid-19, na UniFTC, no bairro SIM, em Feira de Santana. Além da quantidade de pessoas em pé, também haviam vários veículos, causando congestionamento no local, uma vez que o estacionamento da instituição estava fechado. 

Inicialmente estavam sendo vacinadas pessoas com 59 anos ou mais, e por volta das 8h40 a idade baixou para 58.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

A vacinação iniciou às 8h e segue até às 17h, por ordem de chegada. É necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Estão sendo aplicadas doses da vacina Pfizer. É a primeira vez que essa vacina é aplicada no município. Antes a imunização estava ocorrendo apenas com CoronaVac e Oxford/AstraZeneca.

Fotos: Paulo José/Acorda Cidade

Ideval Martins chegou às 5h30 e disse que já tinha gente na fila. Ele declarou ao Acorda Cidade que estava preparado para passar o tempo que fosse preciso para sair vacinado.

“Se a gente sair à noite a gente está no lucro. O importante é sair vacinado, mas acho que umas 9h já devem estar liberando a gente”, disse.

Na fila desde às 5h, George Vitor questionou por que a vacinação não é feita 24 horas por dia e reclamou da fila.

“Madruguei aqui às 5h da manhã, e quero aproveitar o espaço para fazer uma crítica aos nossos governantes. Por que isso não é realizado 24 horas? A gente precisa passar por essa humilhação aqui na fila. Em Salvador já faz em 24 horas e esperamos que o nosso prefeito e nosso secretário se manifestem. Estamos aqui nesta humilhação, esperando nossa vez", reclamou. 

Secretário Marcelo Brito acompanhou a vacinação | Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Sobre a possibilidade de ampliar o horário de vacinação, o secretário municipal de Saúde, Marcelo Brito, informou ao Acorda Cidade que o horário será ampliado apenas se houver necessidade. 

Segunda dose

A Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) ressalta que a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 segue normalmente no município.

“Os idosos devem se vacinar em uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e apresentar RG, CPF, comprovante de residência e o cartão de vacinação atestando que recebeu a primeira dose da vacina. Os trabalhadores da Saúde continuam sendo vacinados na Unidade Básica de Saúde do CSU (Centro Social Urbano), bairro Cidade Nova. É necessário comprovar o vínculo de trabalho em uma instituição de saúde. Os autônomos devem levar uma autodeclaração que comprovem sua atuação na área”, informa.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários