O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta quinta-feira (6), durante a CPI da Covid no Senado, que desde a sua chegada no Ministério da Saúde não recebeu nenhuma orientação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre o uso de cloroquina no tratamento de pacientes com Covid-19. Para o ministro, a sua chegada na pasta demonstra uma mudança de postura em relação a gestão do seu antecessor Eduardo Pazuello.
“Isso é uma questão de natureza técnica. Existem duas correntes da medicina, uma é contrária e outra defende. Essa decisão deve ser tomada de forma técnica pela comunidade médica”, argumentou. Queiroga ainda garantiu que o Ministério da Saúde já possui um diagnóstico para conter o avanço do coronavírus no Brasil.
“Já temos um diagnóstico: investir na vacinação; orientar a população para aderir às medidas não farmacológicas, como o uso da máscara; adotar uma política de testagem para orientar isolamento de pacientes contaminados e fortalecer o sistema de saúde para atender os casos mais graves”, disse. (Com informações do site Bahia.Ba)