Gabriel Gonçalves
No último dia 12 de abril, os pais e responsáveis das crianças que utilizam a creche e Pré-Escola Frutos da Terra, localizada no bairro Olhos D'Água em Feira de Santana, não aceitaram a proposta da Secretaria Municipal de Educação, em transferir a creche para outro bairro.
Segundo alguns pais, o deslocamento para o local sugerido pela Secretaria é distante e com a mudança, muitas famílias seriam prejudicadas pela falta das atividades que a creche disponibiliza para as mães.
Em entrevista ao Acorda Cidade, a secretária de Educação, Anaci Bispo Paim, informou que a procura por um terreno continua, a fim de construir uma creche dentro dos padrões legais que são estabelecidos.
"A secretaria de Educação desenvolve atividades para oferecer aos alunos, um ensino de qualidade e para isso, temos professores excelentes fazendo esse trabalho. Agora além da qualidade de ensino que envolve a ação dos docentes, envolve também a infraestrutura e a capacidade física instalada que protejam essas crianças e ofereçam um devido conforto. Atualmente é um prédio alugado, tem situações realmente muito delicadas e que precisamos respeitar a segurança dessas crianças e estamos procurando ver a possibilidade de um terreno para construir uma nova creche dentro dos padrões legais que são estabelecidos, inclusive, na questão de acessibilidade", disse.
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
Ainda segundo a secretária, o município não trabalha com 'transferências' e por este motivo está sendo realizada a procura de um novo espaço para acomodar as crianças.
"A gente não trabalha dessa maneira com questão de transferências, nós trabalhamos buscando as melhores condições e se algum prédio não oferece boas condições, nós vamos buscar viabilizar a segurança dessas crianças que para nós, é o mais significativo importante. Quando eu não tenho um prédio em uma determinada localidade, a secretaria de Educação aluga esse prédio e quando consegue construir, não se pode manter o novo e o alugado, e assim mantemos a Frutos da Terra, seja mantendo o aluguel, água, energia e manutenção dos docentes, além claro da estrutura que é dada, merenda, material didático e por isso, a creche é mantida pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana. Nós assumimos integralmente a creche e não existe escola ser mantida por associações, ela é mantida pelo estado ou pelo município", concluiu.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade