Vacina Covid-19

Idosos e acompanhantes se aglomeram em fila de vacina na UBS do Dispensário Santana

Durante a espera, uma senhora foi atropelada e uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel (Samu) foi acionada para prestar o socorro.

Gabriel Gonçalves

Na manhã desta quinta-feira (15), idosos com os respectivos acompanhantes, formaram uma longa fila na parte externa da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Dispensário Santana, localizado no bairro Jardim Acácia em Feira de Santana, enquanto aguardavam ser atendidos para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19.

Em entrevista ao Acorda Cidade, a coordenadora da unidade, Iraneide Caribé, informou que a aglomeração pode ter sido motivada pela ansiedade dos idosos em querer receber a segunda dose e por conta do novo pré-agendamento que precisa ser feito.

"Eu acredito que essa aglomeração seja por conta da ansiedade dos próprios idosos. O prefeito já deixou bem claro em todas as rádios que é preciso fazer o novo pré-agendamento das pessoas que não fazem parte da área da unidade. Então por eles acharem que não vão receber a segunda dose, acabam sobrecarregando a unidade e nos deixa de certa forma, tensos também", explicou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A distribuição de senhas, é relacionada com a quantidade de doses que são encaminhadas através da Secretaria Municipal de Saúde. Durante a manhã desta quinta-feira, foram entregues 100 senhas.

"A gente distribui as fichas de acordo com a quantidade de vacinas que virá da Secretaria de Saúde. Hoje mesmo, distribuímos 100 fichas, e vamos distribuir novas senhas, porém não podemos distribuir uma quantidade correta, porque existem frascos com uma quantidade menor, então olhamos essa quantidade e fazemos a distribuição para que estas doses sejam aplicadas sem nenhum tipo de desperdício. A gente continua distribuindo as senhas e vamos continuar aplicando as doses", disse.

Durante a espera, uma senhora foi atropelada e uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel (Samu) foi acionada para prestar o socorro. De acordo com Iraneide, após o atendimento, será verificado se a senhora poderá tomar a vacina.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

"Infelizmente isso aconteceu aqui em nossa unidade, ela está aqui, foram dados os primeiros socorros, o Samu também está aqui prestando os socorros e vamos aguardar para saber se ela vai poder tomar a dose, que tanto esperava", disse ao Acorda Cidade.

Ainda segundo Iraneide, as pessoas que estavam aguardando na parte externa da Unidade, não tinham como entrar para que fosse mantido o distanciamento social entre os idosos.

"Essa parte do lado de fora é descoberta e infelizmente não tem como ficar aqui dentro. Realmente, eles estão no passeio e na medida que vai chegando mais gente, eles vão se adaptando pelo lado de fora", explicou.

Acompanhando a mãe de 73 anos de idade, Cláudio Almeida de Oliveira, ficou sem ser atendido pela manhã. Por morar longe e não ter transporte particular, preferiu aguardar até que fossem entregues novas senhas para o turno da tarde.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

"Eu cheguei aqui com minha mãe desde 8h40 e fui informado que já não tinha mais senha, falaram que foram entregues 100 fichas, então agora vamos ficar aqui aguardando até entregar as fichas para quem vai ser vacinado a tarde. A gente mora no bairro do Panorama e não tem carro particular, se a gente já está aqui, vamos ficar aguardando até meio-dia, que é o horário previsto para serem entregues as novas senhas. Se for pra casa, é capaz de quando voltar, nem ter mais senha", afirmou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários