Acorda Cidade
Até a tarde de ontem (30), a Bahia vacinou 1.515.655 de pessoas contra o coronavírus, sendo que 313.507 receberam também a segunda dose. O estado agora ocupa do segundo lugar no ranking de imunizados no país. Para o secretário estadual da saúde, Fábio Vilas-Boas, o estado vive um “momento de aceleração da vacinação”. Ele atribui o bom desempenho à atuação exemplar dos municípios na aplicação das doses na população.
"Estamos vivendo um momento de aceleração da vacinação em todo o estado da Bahia, conseguimos pela primeira vez nos posicionarmos em segundo lugar no Brasil como estado que mais vacina e a partir de amanhã, quinta-feira, vamos iniciar a vacinação das forças de segurança, Polícia Militar, Polícia Civil, Guardas Municipais e a boa notícia é que receberemos na próxima semana o maior lote de vacinas já distribuído pelo Brasil. Em torno de nove milhões de doses que serão distribuídas pelo Brasil inteiro e com muito orgulho eu posso dizer que não há municípios na Bahia, que não esteja fazendo a sua parte. Há três semanas, definimos que só iríamos distribuir para quem tivesse entregue mais de 85% do lote anterior, os municípios alguns no começo chiaram, mas todos se enquadraram e estão sendo exemplares. A gente entrega as vacinas, e em 2, 3 dias, eles vacinam todo mundo e já recebem um novo lote e isso fez com que conseguíssemos pular para o segundo lugar", confirmou o secretário.
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas em um painel virtual, que pode ser acessado pelo endereço bi.saude.ba.gov.br/vacinacao.