Endometriose

Grupo de mulheres realiza evento virtual de conscientização da endometriose neste sábado (27)

Em 2020 não foi possível realizar a Endomarcha por conta da pandemia, e neste ano, o grupo realiza o evento de forma online.

Laiane Cruz

Será realizado neste sábado (27), das 10h às 13h pelo horário de Brasília, a Endo Marcha Time Brasil, um evento mundial de conscientização sobre a endometriose. Em Feira de Santana uma das ativistas da causa é a psicóloga e digital influencer Layane Cedraz, também conhecida como ‘Mamãe 6 Estrelas’.

Em entrevista ao Acorda Cidade, ela informou que, por conta da pandemia, a Endo Marcha esse ano será virtual. Segundo Layane Cedraz, no Brasil a primeira pessoa a levantar a bandeira sobre a endometriose foi Carolina Salazar, que compartilha em seu site e nas redes sociais conteúdos voltados para a doença.

“Aqui no Brasil, desde 2014, Carolina Salazar, é a ativista brasileira, que tem o Instagram a Endo e Eu, e tem um site “A endometriose e Eu”, onde ela compartilha conteúdos voltados à endometriose, e a gente está lutando desde 2014 pra alguns benefícios que possam ser oferecidos, desde o diagnóstico precoce da endometriose, como o INSS enxergar a endo como uma doença incapacitante, a gente conseguir alguns benefícios de isenção de impostos na aquisição de carros, como em algumas doenças e patologias já são contempladas, e a gente conseguir através do SUS um tratamento e diagnóstico humanizado para as pessoas acometidas pela doença, que acomete 1 a cada 10 mulheres no mundo”, disse.

A psicóloga e digital influencer destacou que toda mulher que não for portadora da doença, provavelmente conhece alguém que tenha, que já foi diagnosticada ou ainda não. “A nível de dados mundiais, já foi comprovado que levam cerca de 12 anos pra se fechar o diagnóstico. Dentro disso, 40% das mulheres que têm o diagnóstico vivenciam a infertilidade, então muitas dessas descobertas vêm através da investigação da infertilidade. Há quatro anos estou à frente desse movimento aqui em Feira. Ano passado não conseguimos fazer a Endomarcha por conta da pandemia, e esse ano Carol resolveu fazer o encontro virtual”, afirmou.

Quem desejar participar do evento, pode se inscrever online de forma gratuita através do link https://clube.aendometrioseeeu.com.br/evento-endomarcha-2021.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários