Educação

Neuropsicopedagoga orienta pais e filhos a lidarem com a falta do ambiente escolar

A neuropsicopedagoga Marta Santos destacou que com a pandemia a relação entre pais e filhos realmente ficou ruim em muitos casos.

Laiane Cruz

A falta de atividades presenciais nas escolas e da socialização que o ambiente escolar proporciona pode ser um dos fatores que tem feito aumentar entre as crianças situações como stress, conflitos, nervosismo e ansiedade. Muitos pais, por não saberem lidar com essa situação, têm buscado acompanhamento pedagógico e psicológico, sobretudo devido à oferta de aulas online este ano por conta da pandemia.

Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

É o caso da dona de casa Juliane Oliveira, que tem uma filha de cinco anos matriculada em uma escola conveniada com o município no bairro Olhos D’Água. Ela está recebendo acompanhamento pedagógico de uma neuropsicopedagoga, para ajudar a criança a enfrentar as dificuldades emocionais que surgiram com a pandemia e a necessidade do isolamento social.

“Minha filha está nesse momento muito agitada, sente falta da escola, fica nervosa em casa, sempre pedindo para ter contato com outras crianças, e se pra o adulto está difícil entender esse momento, para a criança está mais difícil ainda. A gente não tinha esse contato de estar o dia todo com a criança. Eu pedi pra sair do meu trabalho e fico com ela, só que a gente não tem uma pedagogia, essa preparação que tem na escola. Minha filha entrou na escola com dois anos, ela se desenvolveu muito e a escola é essencial pra isso”, explicou Juliane Oliveira.

Ela acredita que participar de aulas online é melhor do que não participar de nada na escola. “A interação que ela tinha com outras crianças de brincar, de repente ela ficou só em casa com os adultos. A gente precisa de um acompanhamento de como lidar nessa situação. As aulas remotas amenizam, é melhor do que não ter nada para ofertar à criança.”

Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

A neuropsicopedagoga Marta Santos, que atua na creche onde a filha de Juliane está matriculada, destacou que com a pandemia a relação entre pais e filhos realmente ficou ruim em muitos casos. Ela sustenta que fora do ambiente escolar, sem a socialização com os colegas, sem o professor, que traz um conforto e um aprendizado mais direto e mais didático, as crianças estão mais ansiosas, mais nervosas e com maior nível de estresse.

“O acompanhamento de um psicólogo e até de um psicopedagogo é super importante, porque esses profissionais têm técnicas para trabalhar essas questões. Se os pais também tiverem um conhecimento pedagógico, trabalhar neles a questão da paciência e a ansiedade, esses pais terão condições de acompanhar melhor seus filhos. Mas a maioria dos pais, por não ter conhecimento, procuram um profissional para poder dar esse auxílio.”

Ela orienta que os pais precisam trabalhar com essas crianças a questão da potencialidade delas, o que elas gostam de fazer e brincar, com jogos tecnológicos, música, brincadeiras, trazendo tudo isso pra dentro do ambiente familiar. “É necessário muita paciência, estudo e um bom diálogo.”

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

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