Saúde

Feira de Santana já utilizou cerca de 90% das doses recebidas e aguarda novas remessas para continuar vacinação

Nesta quinta-feira (11), o município autorizou o agendamento para idosos acima de 78 anos de idade.

Gabriel Gonçalves

O município de Feira de Santana já recebeu cerca de 31 mil doses da vacina contra o coronavírus, tanto Oxford quanto Coronavac. Em entrevista ao Acorda Cidade, o secretário de saúde, Edval Gomes, afirmou que o quantitativo de doses aplicadas se aproxima de 90%.

Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

"Nós estamos seguindo com a vacinação da primeira fase. Recebemos 31.669 doses para serem aplicadas nesse plano de vacinação e já aplicamos cerca de 28 mil doses. É provável que devemos concluir todo o quantitativo na próxima segunda ou terça-feira, porque aqui em nossa rede já não temos mais doses, todas foram encaminhadas para as unidades e estamos nos aproximando de 90% de todos os imunizantes que recebemos até o momento. Já conversei com o secretário Fábio Vilas-Boas ontem e já está tudo certo, tudo resolvido e aguardamos que as vacinas sejam logo encaminhadas ainda hoje para nossa secretaria de Saúde", explicou.

Nesta quinta-feira (11), o município autorizou o agendamento para idosos acima de 78 anos de idade. O secretário explicou que em algumas unidades de saúde, ainda estão acontecendo a vacinação de idosos acima de 80 anos pelo grande quantitativo que estava agendado.

"Já vacinamos todos os idosos acima de 90 anos, a população entre 80 e 89 e agora estamos escalonando os idosos acima de 79 anos. Alguns locais possuem um grande quantitativo de idosos de 80 anos que ainda estão sendo vacinados", disse ao Acorda Cidade.

Agendamento nas Unidade de Saúde

De acordo com o secretário, todas as 103 unidades de saúde estão realizando o pré-agendamento para vacinação. É necessário que o acompanhante do idoso possa se dirigir ao posto com a documentação para realizar o procedimento.

"Todas as nossas unidades estão recebendo as doses de acordo com o pré-agendamento. Quero reforçar aqui que as doses são enviadas para estas unidades, mediante o agendamento, não acontece por demanda espontânea da pessoa ir direto ao posto e querer se vacinar. Pedimos que os familiares, com antecedência, possam levar a documentação desse idoso para realizar o agendamento e, no dia da vacinação, esse idoso comparece na unidade. Quero aqui também deixar o telefone de contato da nossa ouvidoria para qualquer intercorrência que aconteça nessas unidades de saúde. As pessoas podem entrar em contato pelo (75) 3612-6636, e caso não tenha sido atendido adequadamente, não recebeu a devida informação, podem entrar em contato conosco informando onde e quando aconteceu", ressaltou.

Comunidade quilombola

Ainda segundo o secretário, grande parte da comunidade quilombola já recebeu o imunizante, mas assim que novas doses forem entregues ao município, as equipes darão continuidade da vacinação nesta região.

"Já fizemos uma grande quantidade de aplicação da vacina na comunidade quilombola e a gente aguarda novas doses para voltar nessas regiões e continuar com a primeira dose naqueles que ainda não foram vacinados", concluiu.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários