Polícia

Polícia Militar intensifica ações contra Paredões na zona rural de Feira de Santana

O Acorda Cidade recebeu reclamações de moradores dos distritos de Maria Quitéria, Matinha e Tiquaruçu quanto ao incômodo que estes paredões estão causando.

Gabriel Gonçalves

São muitos os registros e compartilhamentos de vídeos de festas com paredões que estão sendo realizadas na zona rural de Feira de Santana. Mesmo durante a pandemia, muitas pessoas estão se aglomerando nestas regiões distantes do centro da cidade.

O Acorda Cidade recebeu reclamações de moradores dos distritos de Maria Quitéria, Matinha e Tiquaruçu quanto ao incômodo que estes paredões estão causando. De acordo com o major Hildon Lobão, comandante da 67ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), a Polícia Militar vai intervir em qualquer tipo de situação, seja em área pública ou privada.

"Nós que moramos na zona rural, temos esse conhecimento, inclusive se sente incomodado com essa atitude de determinadas pessoas. Nos distritos da Matinha e Maria Quitéria, as pessoas alugam sítios e nesses eventos, ocorrem o som alto, algumas pessoas dentro de cada concepção acreditam que até às 22h elas podem podem ouvir o som na maior altura, mas a partir do momento que sua felicidade está incomodando o direito alheio a Polícia Militar deve repreender aquela atitude. Aqui quero informar que essa concepção de ouvir som alto até às 22h é simples ilusão, porque o direito de um termina quando o direito alheio é incomodado, e a Polícia Militar pode intervir em qualquer situação, seja em área pública ou privada. Se a pessoa quer ouvir o som, que ouça de maneira educada, dentro do limite, respeitando o direito do próximo", destacou.

A partir da próxima sexta (19), o estado da Bahia dá início ao decreto de toque de recolher entre as 22h e 5h, durante sete dias para evitar a disseminação do coronavírus. O major Lobão afirmou à reportagem do Acorda Cidade que toda operação será levada ao pé da letra e orientou que os proprietários de bares e restaurantes devem começar a encerrar os expedientes a partir das 21h, para que às 22h, todo estabelecimento esteja fechado.

"O governador está vindo com este decreto e o prefeito também está vindo com outro, então a 67ª CIPM vai dar cumprimento aos dois decretos, e por isso solicito aos proprietários de bares e restaurantes que a partir das 21h, comecem a encerrar o expediente, porque às 22h em ponto, todas as portas dos estabelecimentos já devem estar fechadas. Então quem quiser compre sua cerveja e tome dentro de casa, pois vamos estar na rua cumprindo os dois decretos, tanto estadual quanto municipal, levando ao pé da letra", explicou.

Assaltos na Zona Rural

Segundo o comandante da 67ª CIPM, um dos problemas existentes na zona rural é a falta de sinal telefônico, para que as vítimas possam entrar em contato com a base da Polícia Militar. Para isto, um planejamento está sendo criado como forma de criar uma rede de comunicação exclusiva da zona rural para atendimentos de emergência.

"Vamos intensificar as blitz nos horários específicos desses assaltos, porque infelizmente raríssimos locais possuem sinal telefônico independente de qualquer operadora. Então para que a pessoa ligue informando que teve um assalto naquele exato momento, a informação não chega, somente através do WhatsApp. Na maioria desses sítios, os proprietários utilizam rede de Wi-Fi, então estamos estudando uma forma, para que cada posto policial tenha uma rede de comunicação, não só nos distritos, mas também nas cidades de Tanquinho e São Gonçalo dos Campos. Nossa equipe já sabe que o horário de pico dos assaltos é de 6h às 8h e depois das 16h às 19h, estes horários que homens e mulheres estão indo trabalhar e retornando para suas residências, mas é importante salientar que cada distrito possui sua peculiaridade, mas já temos essas informações, agora basta fazer um planejamento eficaz, criando essa rede de comunicação, diminuindo esse número de assaltos na área da 67ª CIPM", finalizou.

Com informações do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários