Quarta-Feira de Cinzas

Com número reduzido de fiéis, Missa de Cinzas marca o início da Quaresma

Atendendo as novas normas por conta do covid-19, a cruz de cinzas que é feita na região frontal dos fiéis, neste ano, teve um novo formato. As cinzas foram jogadas por cima de cada participante que estava presente na Missa.

Gabriel Gonçalves

Com um público menor e espaçamento entre os participantes, a Missa de Cinzas foi celebrada na manhã desta quarta-feira (17), na Catedral Metropolitana de Sant'Ana, pelo Arcebispo Metropolitano Zanoni Demettino Castro. De acordo com ele, esse dia marca o início de um período importante para a Igreja Católica como a preparação para a Páscoa.

"Iniciamos esse período forte com a Quarta-Feira de Cinzas, uma celebração onde somos chamados a seguir os passos de Jesus, iniciando o tempo da Quaresma, 40 dias de preparação para a Páscoa, uma celebração maior do povo cristão que nos faz compreender que em Jesus, toda vida tem sentido, todas as coisas são reconciliadas", disse.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Atendendo as novas normas para evitar o contágio do coronavírus (covid-19), a cruz de cinzas que é feita na região frontal dos fiéis, neste ano, teve um novo formato. As cinzas foram jogadas por cima de cada participante que estava presente.

"Estamos enfrentando essa pandemia que atinge a todos e a Igreja como aquele que é defensora, anunciadora da vida e esperança, deve favorecer à proteção das pessoas, sem aglomeração e sim ao uso das máscaras como uma proteção e por isso houve essa mudança do rito em não tocar nas pessoas", explicou ao Acorda Cidade.

Nesta quarta-feira, também marca o início da Campanha da Fraternidade que tem como tema, "Cristo é a nossa Paz: do que era dividido, fez uma unidade". Para o Arcebispo, a Campanha tem como objetivo o diálogo nesse tempo de intolerância e visão de ódio.

"A Quaresma são 40 dias, um tempo forte de oração e em comunhão com Deus. Do jejum à integração pessoal e esmola, sobretudo no serviço com os outros, seja da caridade a fraternidade e hoje, a Campanha começa justamente para favorecer a nossa Fé presente no ser humano, como no sofrimento aos cuidados com as outras pessoas através do ensinamento de Jesus, o mundo ainda precisa de uma conversão pessoal e uma conversão estrutural", declarou.
 

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Participando da celebração, Arivoneide Nascimento informou a reportagem do Acorda Cidade que frequenta a Catedral há mais de 35 anos e destacou que as pessoas devem sempre refletir, antes de praticar alguma ação.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

"Eu sempre participei dessa igreja, foi aqui onde casei e logo depois fui morar no bairro do Sobradinho, mas aqui frequento a mais de 35 anos participando das Missas aos domingos e sempre acompanhando minha mãe que já é idosa. Nesse dia, eu espero que as pessoas tenham Fé em Deus e reflita sempre nas ações que irão tomar, em primeiro lugar tudo que se vai fazer é chamar pelo nome de Cristo e coloque Deus na frente de todas as ações", disse.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A próxima Missa a ser celebrada hoje na Catedral, será às 17h.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários