Feira de Santana

Vacinação em drive-thru poderá retornar após ampliação da equipe técnica, afirma secretário de saúde

Sobre a lotação dos leitos, o secretário destacou a falta de conscientização da população.

Gabriel Gonçalves

A vacinação contra a covid-19 em formato drive-thru realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, poderá retornar após ampliação do número de profissionais que trabalham de forma direta na imunização. Em entrevista ao programa Acorda Cidade, Rádio Sociedade News 102.1 FM, na manhã desta terça-feira (16), o secretário de Saúde, Edval Gomes, explicou que todas as 103 Unidades Básicas de Saúde (UBS), estão realizando a vacinação e por isso, é preciso ampliar a equipe para que o modelo possa retornar.

"A gente precisa de uma equipe maior porque nesse momento todas as 103 unidades básicas estão envolvidas na vacinação e um drive precisa de um grupo, uma equipe maior. O prefeito está tentando nos ajudar para que possamos iniciar esse projeto com a contratação de novas pessoas, existe uma ideia, mas por enquanto está limitado aos postos de saúde, precisamos ter uma estrutura adequada para que não exista nenhum tipo de imprevisto, mas estamos verificando a possibilidade e agir assim que for possível", explicou.

Com a alta taxa de ocupação dos leitos clínicos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Campanha em Feira de Santana, o secretário destacou a falta de conscientização da população.

"Estamos muito apreensivos sobretudo porque não estamos vendo a conscientização de que estamos em uma pandemia e estamos o tempo inteiro conectado com nossas UTI's do Hospital de Campanha, conversando com os colegas das outras UTI's tanto públicas, quanto privadas e ficamos apreensivos porque chegamos ontem a 88% de ocupação da nossa UTI, existem bastante paciente nas enfermarias, conseguimos dar duas altas ontem, ficamos com 14 pessoas na UTI, mas é uma situação delicada. Estamos vendo no estado, regiões passando por dificuldades e acho que isso serve como alerta, devemos ressaltar e reforçar que as pessoas devem compreender que estamos em uma pandemia, todos os dias estamos vendo um quantitativo de óbitos, já passamos de 445 mortes e não é apenas idosos, são jovens também vitimados pela doença. As pessoas devem compreender isso, ouvimos sempre que está tendo festas em condomínios, em cidades menores e é necessário ter essa responsabilidade, pois a situação é delicada, não está resolvida e todo cuidado é pouco", ressaltou o secretário.

Ainda segundo Edval Gomes, duas reuniões são realizadas durante o dia para fazer o acompanhamento do Hospital de Campanha e explicou como está sendo feita a vacinação dos acamados na zona rural de Feira de Santana.

"Temos uma reunião com o Hospital de Campanha duas vezes ao dia, pela manhã por volta das 8h e no final da tarde, já início da noite por volta das 19h, então contactamos com o coordenador Francisco Mota para termos uma noção do panorama do perfil de todos os pacientes internados, então geralmente são duas reuniões durante o dia e a depender, fazemos até três para não sermos pegos de surpresa, por isso precisamos acompanhar de perto. Quanto a vacinação na zona rural, temos o apoio da nossa rede básica que são os agentes comunitários, uma equipe que identifica e que já conhece grande parte desses pacientes acamados. Então eles são acompanhados durante todo o ano, já são identificados e caso tenham novos pacientes que estão acamados, é necessário que o acompanhante ou responsável comunique em nossas unidades de saúde. Estamos fazendo a vacinação na medida que surgem as demandas e nenhuma pessoa acamada que esteja em casa ficará sem receber a vacina", finalizou.
 

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários