Gabriel Gonçalves
Atualizada às 11:44
O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins Filho, fez um alerta à população na manhã desta segunda-feira (15), durante entrevista ao programa Acorda Cidade, Rádio Sociedade News 102.1 FM. Ele declarou que se as pessoas não se prevenirem contra a covid-19, não haverá tempo para serem vacinadas, uma vez que a campanha ainda está no início, e destacou o número de leitos ocupados no Hospital de Campanha.
"Eu aproveito a oportunidade para alertar a todos os ouvintes que dos 18 leitos de UTI, 16 estavam ocupados nesta noite e dos 35 leitos clínicos, 20 estavam com pacientes. Esse é um momento gravíssimo e esta doença está matando muita gente, se as pessoas não se cuidarem, a morte pode acontecer antes da vacina chegar. Existem pessoas fazendo festas fora da cidade, ontem mesmo teve uma festa em Caldas do Jorro, disseram que foi Deus e o mundo para esse local e depois essas pessoas retornam para Feira de Santana, além das pessoas que estão se aglomerando nas praias e por isso estamos alertando porque a doença está piorando muito no Brasil inteiro. A cidade de Salvador está sendo pressionada e não está tendo vagas para que nós possamos mandar pacientes, por isso chamamos a atenção das pessoas, quem quiser se proteger, vai ter a vida, quem não se proteger, está buscando a morte", alertou.
Mesmo sem Carnaval, muitas pessoas se aglomeraram em diversos pontos da cidade. Como acontece todos os finais de semana, foi percebido uma grande movimentação de pessoas no entorno da Lagoa Grande e sem o uso devido de máscaras. De acordo com o prefeito, por mais que solicite, as pessoas insistem em se aglomerar.
"A maior fiscalização que se pode ter, é das próprias pessoas. Você não vai poder estar o tempo todo dizendo o que pode e o que não pode ser feito, por mais que você peça, por mais que você solicite, não adianta. São pessoas adultas e por mais que tenha fiscalização naquela região, o que podemos fazer? Pedir para que todos evitem a morte? Quem está ganhando de lavada nesse Carnaval é a Covid que está matando muita gente um atrás do outro e as pessoas não percebem o que fazem. Aglomerou? O vírus transmite. Aglomerou? O vírus vai fazer o que está fazendo, levando a morte, afetando muitas pessoas. Podemos observar que às vezes nem é tão idosa, mas por exemplo, na semana passada faleceu uma pessoas no Hospital de Campanha com 42 anos, diabético, são circunstâncias que favorecem ao coronavírus. É uma pessoa que tem hipertensão, insuficiência cardíaca ou até mesmo com infecção urinária, essas pessoas têm mais chances de morrer com o coronavírus, portanto quem não tiver cuidado, não vai ter tempo de tomar a vacina", destacou o prefeito.
Vacinação em Feira de Santana
Na última quinta-feira (11), muitos idosos se aglomeraram com seus familiares na Unidade Básica de Saúde Caseb I, no bairro Caseb. De acordo com o prefeito, toda programação foi seguida e na sexta-feira (12), o atendimento estava normal, sem aglomeração.
"Eu acompanhei esse caso, mas já está tudo normal até porque foi um momento em que muitos idosos foram se vacinar, mas na sexta tudo foi organizado e se for possível, fazer um escalonamento para que todos sejam vacinados. Em torno de 22 mil doses de vacinas já foram aplicadas e agora vamos iniciar a segunda dose, aquelas pessoas que já foram vacinadas, precisam levar o cartão de vacina para checar a primeira dose e assim, receber a segunda", finalizou.