Gabriel Gonçalves
Iniciada na última sexta-feira (5), a vacinação para os idosos acima de 90 anos em Feira de Santana, continua em ritmo intenso. Na manhã desta segunda-feira (8), muitos idosos compareceram à Unidade Básica de Saúde, Caseb I, para receber a primeira dose da vacina contra o coronavírus. O atendimento é agendado nos postos de saúde (mais informações no final desta reportagem).
Para o delegado aposentado da Receita Federal, Juracy Pinheiro de Brito, 90 anos, a sensação de ser vacinado neste momento traz tranquilidade para todo povo brasileiro.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
"É uma sensação de paz e de tranquilidade. Eu desejo que isso possa ser estendido para todo o povo brasileiro e que não fique ninguém de fora, porque precisamos voltar a ser um Brasil como era antes. Meu atendimento foi muito bom aqui, até porque já estava agendado e me pediram para que viesse hoje às 9h. Como não gosto de chegar atrasado, cheguei cedo e fiquei aguardando aqui", disse.
Com 90 anos de idade e ainda atuante no trânsito, Juracy informou que realiza viagens para fazenda e praias, e mandou um recado para os jovens que ainda não foram vacinados.
"Hoje eu levo a minha vida normal, dirijo quase mil quilômetros por mês, viajo para fazenda, praia de Guarajuba, Aracaju onde tenho uma filha e a vida é ótima. Eu digo para os jovens e toda a população que procurem viver a vida com muita paz e muita tranquilidade, porque o amor constrói uma vida plena, tranquila e com paz", disse ao Acorda Cidade.
Acompanhando a mãe Maria da Glória, de 92 anos de idade, Maria Isabel informou que a iniciativa da vacina, foi da própria mãe, como medida de segurança e necessidade na prevenção contra a doença.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
"Ela mesmo que teve a disposição de querer ser vacinada, é uma necessidade, ajuda ela, ajuda outras pessoas e isso é primordial, apesar de ter um pouco de receio por ser um medicamento novo, mas aliviada em parte, porque já é uma prevenção dessa primeira dose", explicou.
Usando máscaras e toucas, Maria Isabel informou que dona Maria da Glória já foi acometida pelo câncer, e todo cuidado é pouco com a saúde da mãe.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
"Pode ser considerado como uma prevenção, até porque minha mãe já tem mais de 90 anos, é uma senhora que já foi operado de câncer e eu tenho todo cuidado com ela, assim como eu que sou paciente de risco, tenho problemas circulatórios, então precisamos evitar qualquer coisa, podem dizer que é exagero, mas a vida em primeiro lugar", destacou.
Ainda na manhã de hoje (8), Valdelice Santana, de 93 anos, foi a primeira a ser vacinada em domicílio no Residencial Viva Mais Master.
Foto: Arquivo Pessoal
Agendamento
O agendamento e a vacinação são realizados presencialmente nas 103 unidades básicas de saúde do município. Conforme divulgou a prefeitura, "os responsáveis devem levar um documento de identificação com a foto do idoso e o comprovante de residência. Vale salientar que os idosos não precisam ir pessoalmente fazer o agendamento.Idosos com dificuldade de locomoção poderão ser vacinados em domicilio. A observação poderá ser comunicada na hora do agendamento".
Leia também: Vacinação para idosos acima de 80 anos deve iniciar assim que grupo acima de 90 for imunizado, diz prefeito
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade