Andrea Trindade
Diversos veículos formaram uma longa fila nesta terça-feira (2), primeiro dia de vacinação em drive-thru contra a covid-19 em Feira de Santana. A vacinação neste formato e etapa de imunização vai até a quinta-feira (4), e está ocorrendo no Terminal do BRT, na Avenida Nóide Cerqueira, das 8h às 17h.
O objetivo é intensificar o processo de imunização e evitar aglomerações. Até ontem (1º) 10.280 pessoas já foram vacinadas no município, que recebeu 16.999 doses no total.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
De acordo com Joana Queiroz, diretora de Gestão de Rede Própria, estão sendo vacinados profissionais de saúde e trabalhadores de unidades de saúde como porteiros, recepcionistas e de setores administrativos.
“Desde o início da campanha a Secretaria de Saúde começou a vacinar os trabalhadores, passou pelo pessoal das emergências, Samu, Hospital de Campanha, e agora engloba todos os trabalhadores de saúde, médicos enfermeiros, técnicos, técnicos em radiologia, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e odontólogos. Além destes, vamos vacinar também os outros profissionais que compõem as unidades de saúde como porteiros, recepcionistas, administrativos, todos serão contemplados nesta fase”, informou Joana Queiroz ao Acorda Cidade.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Segundo ela, é preciso apresentar um documento de identificação com foto e outro que comprove que a pessoa está trabalhando em uma unidade de saúde.
“Temos uma lista de profissionais que serão vacinados para ter uma ideia de quantas pessoas serão vacinadas. As empresas encaminharam para a Secretaria Municipal de Saúde a relação destes profissionais e em cima desta relação temos o número de vacinas disponibilizadas aqui”, explicou.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Grupos para vacinação
Grupo 1 (Profissionais de saúde): Médicos, odontólogos, psicólogos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem e de imagem, e assistente social.
Grupo 2 (Trabalhadores de saúde): Portaria, recepção serviços gerais, motoristas e administrativo.
De acordo com a prefeitura, “após concluir 75% da vacinação dos profissionais e trabalhadores de saúde, ampliará a vacinação para os idosos em geral.”
Leia também: Mais de dez mil pessoas já foram vacinadas contra a covid-19 em Feira de Santana
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade