Laiane Cruz
Moradores da Rua Gaivotas, no bairro São João, em Feira de Santana, estão insatisfeitos com a falta de uma rede de drenagem das águas pluviais e a situação da via.
De acordo com a moradora Elizabete Alexandre, a rua possui muitos buracos e os carros quebram com frequência ao passarem por lá. Ela reclama também da quantidade de mato e a proliferação de animais peçonhentos e insetos.
“Todo carro que passa aqui quebra. É rato, muriçoca, pois é esgoto a céu aberto. Há quatro anos a gente reclama e não tem jeito”, reclamou Elizabete Alexandre.
Foto: Paulo José/ Acorda Cidade
Há 35 anos morando na Rua das Gaivotas, Pedro Camilo, informou que desde quando calçaram a rua, os buracos começaram a aparecer, e água que escorre pelo local durante a chuva vai parar direto nas casas.
“A água invade as residências quando chove, e eu tive que improvisar uma barreira feita de madeira e borracha”, informou.
Foto: Paulo José/ Acorda Cidade
O Superintendente de Desenvolvimento de Operações e Manutenção, João Vianei, afirmou em entrevista ao Acorda Cidade, que a Rua das Gaivotas tem uma presença constante de água servida. Ele disse que a secretaria está fazendo uma avaliação com a secretaria de Meio Ambiente e a Vigilância Sanitária, para tentar controlar o lançamento irregular de água servida.
“Estamos fazendo uma análise da condição da rede pluvial, pois os moradores têm colocado de forma recorrente que nos tempos de chuvas tem os alagamentos e nós vamos fazer os estudos de água necessários e qual intervenção será suficiente para resolver essa questão”, explicou.
O superintendente destacou ainda que na Rua das Gaivotas não tem rede de drenagem, mas as águas servidas, caso não haja um sistema de esgotamento sanitário, as pessoas devem fazer o lançamento no sistema de fossa e sumidouro e não na área pública.
Em resposta, a Secretaria de Serviços Públicos enviou a seguinte resposta:
O mato nos passeios é de responsabilidade dos proprietários, mesmo assim vamos por em programação para limpeza.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.