Gabriel Gonçalves
O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba) iniciou no último dia 4 de janeiro, a emissão do novo documento eletrônico que unifica o licenciamento (CRLV) e o certificado de registro do veículo (CRV), antigo DUT. Com essa mudança no sistema, a enfermeira Thyara Nunes, está tendo dificuldades para dar prosseguimento na compra de um veículo.
Em reportagem ao Acorda Cidade, Thyara explicou que há dois grandes fatores dificultando a emissão do documento, como a falta de treinamento dos servidores e o sistema fora do ar.
"Estou tentando realizar a compra de um veículo e no momento da assinatura do documento ficamos sabendo através do despachante que não existe mais o DUT normal que o comprador e o vendedor assinavam e levavam até o cartório para reconhecer firma. Mas, agora é gerado no Detran um documento de autorização eletrônica para a transferência de propriedade, um documento que entrou em vigor recentemente e nem os servidores estão conseguindo gerar por falta de treinamento e o sistema só mostra inconsistência. Desde o dia 20 de janeiro que estou tentando fazer essa transferência para meu nome e não consigo", explicou.
Foto: Arquivo Pessoal
Ainda segundo a enfermeira, o contato já foi feito com a ouvidoria do Detran, mas não houve retorno.
"A ligação por ser eletrônica, informam que todos os atendentes estão ocupados e desligam automaticamente. Então nós que estamos tentando fazer a compra de um veículo, não estamos conseguindo por causa da emissão desse documento que o Detran gerou e veio para complicar a vida da gente", finalizou.
O Acorda Cidade tentou o contato com a 3ª Ciretran, mas até o fechamento desta matéria, não conseguiu.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.