Dom Itamar Vian

Você vive alegre?

Uma das observações feitas hoje refere-se à perda da alegria de viver. A tristeza parece ser um dos mais sérios prejuízos à convivência humana. Por que andamos tão sérios, com rostos fechados, de mau humor, nervosos e criticando a todos? O que nos rouba a alegria de viver? Temos o direito sagrado da alegria. Ninguém nasce para viver triste.

ALEGRIA reduz o risco de doenças cardiovasculares, alivia a tensão muscular, reforça o sistema imunológico e aumenta a tolerância à dor. Quem garante é o psicólogo britânico Robin Dunbar, da Universidade de Oxford, na Inglaterra. Ele afirma que tudo na vida é uma questão de hábito. Assim como manter uma dieta saudável ou praticar atividades físicas, aprender a ver o lado bom das coisas, é um hábito saudável que pode ser adquirido, com alguma prática e bastante perseverança.

EXISTEM temperamentos que, ao natural, são mais extrovertidos e alegres e outros, introvertidos e sérios. Tanto para uns como para outros o desafio é ir além do natural para favorecer a justa medida entre a euforia leviana e a seriedade pesada. Humanamente, a alegria é sempre contagiante e libera a capacidade de aproximar pessoas. A tristeza e o fechamento, porém, tendem a distanciar e isolar.

SER UMA PESSOA alegre ou ter apenas alegrias passageiras é o que faz a diferença. A alegria é o reflexo de uma vida rica de sentido, de poder andar em caminhos de honestidade, justiça e paz. É a alegria de sentir-se solidário com todas as pessoas necessitadas. Essa é a alegria que ninguém pode roubar. Para cultivá-la e garanti-la necessitamos de uma luta paciente e perseverante.

O CRISTÃO não se detém na tristeza da Sexta Feira Santa, mas na alegria da Ressurreição de Jesus. Aquele que crê não deve viver com cara de quaresma. Infelizmente, até em ambientes cristãos, encontramos muitos profetas da amargura e do pessimismo. O cristão deve ser um testemunho e um apostolo da alegria.

A BÍBLIA fala muitas vezes em alegria. Vejamos algumas citações: “Servi ao Senhor com alegria”. (Sl 102,2); “A esperança dos justos é alegria”. (Pr 10,28); “Para que vossa alegria seja completa”. (1Jo 1,4); “A vossa alegria ninguém poderá tirar”. (Jo 16,22); “Tomavam suas refeições com alegria”. (At 2,45); “ A minha alegria é também a vossa”. (2Cor 9,7). “Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito alegrai-vos”. (Fl 4, 4).
 

Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected]
 

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários